UPAE realiza palestra sobre pneumonia

Acompanhantes e profissionais da Unidade de Atenção Especializada em Abreu e Lima participaram de   una palestra referente ao dia mundial da pneumonia, comemorado dia 12 de novembro.

Na ocasião, a  médica pneumologista Dra Simone Sgotti  abordou com os participante a importância da prevenção da doença.

Simone Sgotti lembra que a pneumonia é uma infecção nos pulmões provocada por bactérias, vírus ou fungos. O Streptococcus pneumoniae é o agente causador em 60% dos casos.

” A transmissão ocorre pela via aérea, por meio de gotículas que expelimos durante a fala, tosse e o espirro. Há também a transmissão indireta, por meio de objetos contaminados com as gotículas contaminadas com o agente infeccioso. Apesar de a pneumonia bacteriana ser muito mais comum que a viral, a bacteriana é menos comum de se transmitir pelas pessoas contaminadas”, informou.

Entenda – O Dia Mundial da Pneumonia (12/11) foi proposto pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância da prevenção da doença, que segue sendo a principal causa de morte em crianças de até 5 anos de idade.

Embora a taxa de mortalidade da pneumonia esteja em queda (redução de 25,5% entre 1990 e 2015), a quantidade de internações e o alto custo do tratamento ainda são desafios para a saúde pública e a sociedade como um todo.

O diagnóstico é feito com base nos sintomas apresentados pelo paciente e, também, com a análise de exames clínicos, como hemograma e raios X do tórax. Ao seguir corretamente o tratamento, com base na administração de antibióticos e repouso, o paciente pode voltar às suas atividades normais em uma semana. Quando não tratada adequadamente, a pneumonia pode evoluir para quadros mais graves e até levar ao óbito.

Fonte: Governo do Brasil – acessado em 28/8/2018

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital