Hospital Regional Costa do Cacau realiza ação referente ao Dia da Saúde

 

Nesta quarta-feira (10), o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, unidade sob gestão do Instituto Brasileiro da Administração Hospitalar (IBDAH) e integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), realizou uma ação em referência ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 07 de abril.

A referida data foi instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em homenagem à criação da Organização Mundial da Saúde (OMS), informa o enfermeiro Názio Santana, presidente da Comissão de Humanização do HRCC, esfera responsável pela atividade temática em conjunto com os núcleos de Educação Permanente em Saúde (NEPS) e Segurança do Paciente (NSP).

Na ocasião, funcionários da unidade hospitalar, de diversas áreas, participaram de ginástica laboral, massoterapia e receberam orientações sobre prevenção e diagnóstico das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), cuidados com a saúde mental, prevenção da hipertensão arterial e prevenção de Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORTs).

A dinâmica da ação foi estruturada e dividida em três estações: 1) aferição de SSVV (sinais vitais) que faz o acompanhamento e controle dos parâmetros relacionados à pressão arterial, frequência cardíaca, frequência respiratória e temperatura do indivíduo; 2) orientação de saúde mental; 3) ISTs.

As atividades do dia envolveram integrantes dos setores responsáveis pelo evento, ainda a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Psicologia, Fisioterapia, Enfermagem do Trabalho e Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE).

Alerta para os riscos de alimentos ultraprocessados para a saúde

Na última sexta-feira (05), a Medicina do Trabalho e a Nutrição do HRCC realizaram uma exposição sobre os riscos do consumo de alimentos ultraprocessados e alertaram as pessoas para as embalagens de produtos que apresentam altos teores de açúcar, sódio e/ou gordura trans.

Essas comidas consideradas não saudáveis, são ricas em calorias e de baixa qualidade nutritiva. Também são conhecidas como “junk food”, termo que traduzido do inglês para língua portuguesa significa “comida porcaria” ou “comida lixo”. Especialistas da área médica apontam que esses alimentos processados são responsáveis pelo surgimento de doenças como obesidade, colesterol alto, pré-diabetes entre outras. Portanto, devem ser evitados.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital