Unidade de Hemodiálise Cruz das Almas

O Governador da Bahia, Rui Costa (PT), inaugurou, no dia 22 de outubro de 2020, a Unidade de Hemodiálise Cruz das Almas. O projeto é de autoria do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar (IBDAH).

A proposta do IBDAH é promover uma assistência linear do paciente com doença renal crônica, desde ambulatório de doença renal até os diferentes métodos de terapia de substituição renal (peritoneal e hemodiálise). Para tal, irá garantir a confecção de fístulas, implante de peritoneal, cateter de curta e de longa permanência, bem como aquisição de máquinas modernas e aptas a realização de uma dialise de alta eficiência.

Rui Costa destacou que a unidade tem como objetivo favorecer o acesso da população à Atenção Especializada em Doença Renal Crônica (DRC) – Hemodiálise e Diálise Peritoneal, o acompanhamento de pacientes nos estágios pré-dialíticos e do matriciamento da Atenção Básica com o intuito de orientar profissionais quanto ao manejo clínico da DRC nas fases iniciais da doença.

A unidade foi construída em uma área de aproximadamente 2.000m  e a implantação desse serviço chega para benedificar toda a Região de Saúde de Cruz das Almas cuja população é superior a 270 mil habitantes, atendendo dessa forma a 9 municípios, o que reduzirá assim, o deslocamento dos pacientes que precisam desse serviço e que atualmente buscam essa assistência em Santo Antônio de Jesus, Valença, Feira de Santana e até mesmo em Salvador.

Funcionamento – Inicialmente a clínica funcionará com 35 máquinas em 2 turnos, atendendo a 140 pacientes/mês, podendo chegar a atender até 300 pacientes/mês, utilizando sua capacidade máxima de 50 máquinas em 3 turnos.

A unidade é um serviço 100% SUS que chega para beneficiar toda a região de Cruz das Almas, além do benefício assistencial, os pacientes agora contam com mais tranquilidade no seu tratamento, afinal, o atendimento está próximo de sua´residência.

Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.