UPAE orienta pacientes e acompanhantes no dia mundial da conscientização da artrite reumatoide

 

O mês de outubro tem campanhas importantes que precisam ser abordadas com o objetivo de conscientizar a população.

Além da Campanha Mundial do Outubro Rosa, o dia 12 de outubro é marcado pelo Dia Mundial de Conscientização da Artrite Reumatoide e o dia 20 de outubro, Dia Mundial da Osteoporose.

Todas as campanhas do calendário, a direção da UPAE incentiva a realização de ações. E, nesta quarta-feira, 21, profissionais, pacientes e acompanhantes da UPAE,  participaram de uma série de atividades sobre o dia mundial da conscientização da artrite reumatoide e osteoporose.

As palestras foram realizadas pelo reumatologista Dr. Rui Carlos Abouhana Fernandes  e pela assistente social Ana Elizabete.

Dr. Rui Carlos destaca que a artrite reumatoide é uma doença crônica, inflamatória que atinge cerca de 2 milhões de pessoas no Brasil.

“Os pacientes ficam com as articulações comprometidas e podem ter rigidez ou deformidade articular, o que dificulta atividades consideradas simples, como segurar um copo ou escovar o dente. Normalmente, a doença atinge primeiro as articulações das mãos e dos punhos, mas a evolução do quadro pode causar deformidades maiores, afetando articulações mais centrais como os cotovelos, ombros, tornozelos, quadris e joelhos e até comprometer ossos, tendões, ligamentos e músculos”.

Entenda – Artrite Reumatoide

A artrite reumatoide ocorre por uma desregulação do sistema imunológico, resultando em inflamação crônica nas articulações que leva à destruição dessas estruturas. Essa inflamação também pode ocorrer em outros locais do organismo, como nos olhos, nos pulmões, nos nervos periféricos e na pele. É importante estar atento para dores persistentes, em especial acompanhadas de inchaço, em pequenas juntas das mãos, punhos e pés, que são piores pela manhã e costumam aliviar ao longo do dia. Pode haver um quadro de sensação prolongada, por mais de uma hora, de rigidez matinal, quando as articulações ficam muito difíceis de movimentar. Cansaço e fadiga podem ocorrer simultaneamente ao quadro de dor nas articulações.

Osteoporose –  A osteoporose é uma doença reumática que ocorre devido a uma baixa massa óssea e a uma alteração na qualidade do tecido ósseo, com aumento da fragilidade óssea e, consequentemente, aumento no risco de fraturas. Estima-se que cerca de 10 milhões de brasileiros sofrem com essa doença. Além disso, a cada ano, 2,4 milhões de fraturas ocorrem decorrentes do enfraquecimento dos ossos. A osteoporose costuma ser silenciosa e raramente apresenta sintomas antes de ocorrer uma fratura óssea em locais como coluna, fêmur, punho ou braço, chamando a atenção quando já está instalada e em estado avançado.

Fonte: Imprensa News Sul

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital