UPAE faz alerta e orienta pacientes no Dia Mundial do Diabetes

O Dia Mundial do Diabetes  celebrado em 14 de novembro, é uma data de alerta e conscientização sobre a doença.,  e para informar mais  sobre a doença, profissionais da UPAE realizaram atividades para pacientes e acompanhantes.

Uma das ações foi realizada pelo endocrinologista Frederico Rangel e contou com o apoio da nutricionista Carla Patrícia que realizaram uma palestra om o objetivo de  orientar e conscientizar os pacientes sobre a prevenção, controle e tratamento.

Rangel lembrou que o Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.

“A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de prevenção é através de práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas). Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas”, informou o endocrinologista.

Ana Carolina Silva aguardava atendimento e ficou impressionada com a riqueza de informações que recebeu nesta manhã: “Estou acompanhando minha mãe e ficamos impressionadas e felizes com tudo que ouvimos aqui. Ficamos sabemos muito mais sobre o diabetes e como os hábitos são importantes para mantermos nossa saúde, parabéns a todos os profissionais daqui da UPAE”, disse.

A nutricionista Carla Patrícia destacou que o número de pessoas com diabetes vem crescendo devido aos maus hábitos alimentares e rotina sedentária. “A diabetes é uma doença crônica em que a quantidade de glicose (açúcar) no sangue é muito elevada, já que o pâncreas não produz ou produz pouca insulina.

” O cardápio de uma pessoa com diabetes não precisa ser tão restritivo como se imagina. O importante é não consumir açúcares refinados, doces,  sorvete, bolos, biscoitos recheados, refrigerante, devido à alta concentração de glicose nesses alimentos; os carboidratos devem ser moderados, preferindo os integrais”, informou.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital