O Dia Mundial do Diabetes celebrado em 14 de novembro, é uma data de alerta e conscientização sobre a doença., e para informar mais sobre a doença, profissionais da UPAE realizaram atividades para pacientes e acompanhantes.
Uma das ações foi realizada pelo endocrinologista Frederico Rangel e contou com o apoio da nutricionista Carla Patrícia que realizaram uma palestra om o objetivo de orientar e conscientizar os pacientes sobre a prevenção, controle e tratamento.
Rangel lembrou que o Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
“A causa do tipo de diabetes ainda é desconhecida e a melhor forma de prevenção é através de práticas de vida saudáveis (alimentação, atividades físicas e evitando álcool, tabaco e outras drogas). Comportamentos saudáveis evitam não apenas o diabetes, mas outras doenças crônicas”, informou o endocrinologista.
Ana Carolina Silva aguardava atendimento e ficou impressionada com a riqueza de informações que recebeu nesta manhã: “Estou acompanhando minha mãe e ficamos impressionadas e felizes com tudo que ouvimos aqui. Ficamos sabemos muito mais sobre o diabetes e como os hábitos são importantes para mantermos nossa saúde, parabéns a todos os profissionais daqui da UPAE”, disse.
A nutricionista Carla Patrícia destacou que o número de pessoas com diabetes vem crescendo devido aos maus hábitos alimentares e rotina sedentária. “A diabetes é uma doença crônica em que a quantidade de glicose (açúcar) no sangue é muito elevada, já que o pâncreas não produz ou produz pouca insulina.
” O cardápio de uma pessoa com diabetes não precisa ser tão restritivo como se imagina. O importante é não consumir açúcares refinados, doces, sorvete, bolos, biscoitos recheados, refrigerante, devido à alta concentração de glicose nesses alimentos; os carboidratos devem ser moderados, preferindo os integrais”, informou.