UPA Viamão desenvolve ações sobre a importância da doação de sangue

Profissionais da Unidade de Pronto Atendimento de Viamão desenvolveram no mês de junho uma série de ações voltadas para o incentivo à doação de sangue.

Neste momento em que os estoques do banco de bangue estão baixos, por causa da Pandemia do novo Coronavírus – Covid-19, que fez cair a quantidade de doações, chegou o frio – época que os estoques costumam ficar ainda mais baixos. Por isso mesmo, a Campanha Junho Vermelho, em alusão ao Dia Mundial do Doador de Sangue – celebrado em 14 de junho – teve o empenho de toda equipe da UPA Viamão.

Marcelo Dias, coordenador da Comissão de Controle e Infecção Hospitalar – (CCIH) – destacou que a doação de sangue está sendo esquecida pela população nesse momento de pandemia mundial. Ele sinaliza que muitos hospitais está cancelando cirurgias para manter o estoque do banco de sangue para situações de urgências.

“Diante da necessidade de manter os estoque e a rede abastecida de sangue, o Ministério da Saúde alerta para a necessidade de doar sangue neste momento que o país registra casos e óbitos de Covid 19. Não deixe que o coronavírus quebre essa corrente do bem; pessoas com anemias crônicas e outras doenças graves continuam ocorrendo, ou seja, o consumo de sangue é diário e contínuo. Doação é um gesto humanitário de solidariedade, empatia e amor ao próximo, vamos incentivar e doar sangue”, solicitou Dias.

João Araújo gerente de enfermagem da UPA lembra que “é importante dar continuidade à doação de sangue e que nesse momento de pandemia, todos os cuidados estão sendo adotados como: medidas de higienização, distanciamento e uso de máscaras.

Conheça os critérios para doar sangue:

Estar saudável;

Ter entre 16 até 69 anos de idade. A primeira doação deve ter sido realizada até os 60 anos. Menores de 18 anos precisam apresentar documentação e autorização requisitadas pelo hemocentro;

Pesar 50kg ou mais;

Ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas;

Ter se alimentado. É necessário evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação;

Apresentar documento original com foto recente para identificação, como: RG, cartão de identidade de profissional liberal e carteira de trabalho. Todos emitidos por órgão oficial.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital