UPA de IPIAÚ está em funcionamento e atende pacientes com Covid 19

A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Ipiaú, no Sul do estado, começou seu funcionamento como Centro de Atendimento a Covid-19, na quinta-feira (23). A ideia é que, as Unidades de Pronto Atendimento implantadas façam a classificação, realizem o manejo clínico, estabilizem o paciente e façam a regulação para unidades de referência.

A supervisora administrativa da UPA, Jessica Reis informa que a equipe já está atendendo pacientes e esclarece como estão sendo realizados os atendimentos. “Os pacientes são recebidos na unidade, recepcionados e direcionados para o profissional da enfermagem para classificação de risco, ocorrendo assim o atendimento inicial e posteriormente encaminhado para avaliação médica”.

A supervisora esclarece ainda que após o atendimento com o médico, o paciente poderá ser orientado para isolamento domiciliar, ou ainda ser referenciado para um hospital, através da central de regulação para o devido tratamento, sendo que tudo vai depender do estado de saúde do paciente.

A UPA que funciona como centro de triagem, possui nove leitos, sendo dois de urgência (área vermelha ), equipado com monitores e respiradores, seis de observação e um de isolamento.

A Doença pelo Coronavírus 2019 (COVID-19), causada pelo vírus SARS-CoV-2, é um agente relacionado a infecções respiratórias, que podem apresentar-se com um quadro semelhante às síndromes gripais. Sua transmissão, com base no conhecimento científico adquirido até o presente momento, ocorre através da entrada do vírus no trato respiratório, através do contato com gotículas de secreções, a exemplo muco nasal. Isso pode acontecer através do contato direto com as secreções da pessoa infectada, pela tosse ou espirro, ou de forma indireta, pelo contato com superfícies e utensílios contaminados, levando-se as partículas ao nariz ou à boca através das mãos.

Medidas Individuais

Usar máscaras; higienizar as mãos com água e sabonete/sabão antes das refeições, após tossir, espirrar ou usar o banheiro. Quando não houver sujidade visível, pode-se usar as preparações alcoólicas (álcool em gel a 70%); evitar tocar os olhos, nariz ou boca após tossir ou espirrar ou após contato com superfícies; não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal, entre outras.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital