Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista orienta sobre prevenção e combate a hipertensão

 

Em 26 de abril, foi instituído o Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Condição esta que, segundo a Organização Mundial da saúde, afeta cerca de 600 milhões de pessoas no mundo e causa 7,1 milhões de mortes anuais. As causas são várias, desde genética a hábitos alimentares. No entanto, devido à população estar cada vez mais sedentária, há estudos que indicam crescimento mundial de 60% dos casos da doença até 2025.

Para alertar e informar sobre a hipertensão arterial, nesta quinta-feira, 27, a direção da Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista,  através da  Comissão de Humanização, com participação do Curso Técnico de Enfermagem Politécnico Boock e Projeta realizou orientações e atividades sobre a hipertensão arterial.

Durante o evento, além de palestras foram desenvolvidas na UPA VC, atividades como: verificação de PA, distribuição de panfletos e  massagem de relaxamento.

A hipertensão arterial é uma doença perigosa, silenciosa. Na grande maioria das vezes não apresenta qualquer sintoma. Entre os fatores que elevam a pressão arterial no outono e inverno estão o aumento de carboidratos e gorduras nas refeições para compensar o frio, além da diminuição de atividades físicas, já que as baixas temperaturas inibem exercícios ao ar livre, como caminhadas e pedaladas.

Dicas para prevenir e controlar a hipertensão arterial:

  • Faça atividade física regularmente, principalmente as aeróbicas. A caminhada é um bom exemplo. Este tipo de atividade física reduz a pressão arterial na primeira hora, mantendo-a mais baixa nas 24 horas seguintes ao exercício.
  • Reduza o sal: o excesso de sal na dieta leva à retenção de líquidos, acarretando a hipertensão. Tempere a comida com moderação e diminua o consumo de enlatados e conservas. Substitua o sal comum pelo diet, quando necessário. Quem apresenta hipertensão deve também seguir uma dieta balanceada, privilegiando frutas e verduras, carne magra, laticínios desnatados, grãos e cereais.
  • Beba moderadamente: a redução da ingestão de álcool também auxilia o controle da pressão arterial. Apesar de existirem estudos que limitam a ingestão de álcool a 30 gramas/dia, o melhor é não fazer o uso da bebida diariamente, reservando a utilização para momentos especiais e comemorações. Estudos também tem mostrado que a ingestão de um cálice por dia de vinho tinto, é boa para a saúde do seu coração.
  • Não fume. O cigarro eleva a pressão arterial imediatamente após o seu consumo, além dos diversos problemas de saúde que pode causar.
  • Controle o estresse que pode desencadear hipertensão arterial e doenças do coração. Inclua atividades relaxantes no seu dia-dia e faça exercícios físicos, entre outros.

 

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital