Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista implanta Sala de Espera Humanizada

A Comissão de Humanização da Unidade de Pronto Atendimento de Vitória da Conquista, acredita que humanizar  significa agregar valores éticos, respeito e solidariedade ao ser humano.

Considerando assim, as circunstâncias sociais, éticas, educacionais e psíquicas que envolvem o indivíduo, emvolvendo o acolhimento do usuário desde a sua chegada, ouvindo suas queixas, preocupações, angústias e garantindo atenção resolutiva.

Pensando nisso, a Enfermeira Nayane Coelho  e, a Psicóloga  Luise Santana, membros da Comissão de Humanização  desenvolveram como proposta para esse acolhimento,  a Sala de Espera Humanizada, a qual foi implantada nesta quarta-feira , 04, Dia do Pakinsoniano.

A gerente de Enfermagem, Ramona  Couto, sinalizou que a iniciativa da Sala de Espera Humanizada,  busca ainda, desenvolver uma  estratégia para a promoção da saúde, visando atuar sobre o conhecimento das pessoas para que elas desenvolvam a capacidade de intervenções  sobre suas próprias vidas.

“O  nosso  desafio está em sempre buscar ações positivas e que beneficiem os usuários do SUS e com o atendimento humanizado, conseguimos diminuir a angústia que o ambiente hospitalar geralmente causa. Nossa missão é principalmente atender bem e contribuir para o restabelecimento da saúde de nossos pacientes”.

Para a psicóloga da Unidade,  Luise Santana,  a proposta da Sala de Espera Humanizada busca  acolher os pacientes e também seus familiares, e esse trabalho envolve todos os profissionais, com o objetivo de atender com o olhar diferenciado, quem chega à Unidade, além de, esclarecer dúvidas e tornar mais fácil o período de internamento.

A enfermeira Nayane Coelho acrescenta: “O objetivo do Projeto Sala de Espera é ainda,  aproveitar o período de espera como momento para desenvolver o acolhimento, para que o usuário  e seus familiares adquiram informações sobre normas e rotinas da UPA  e  os cuidados à saúde.

 Dia Nacional do Parkinsoniano –  É celebrado anualmente em 4 de abril no Brasil.A data visa conscientizar e alertar a sociedade sobre o Mal de Parkinson e as demais doenças parkinsonianas, responsáveis por afetar o sistema nervoso central.Esta doença é mais comum nas pessoas que já atingiram a terceira idade (a partir dos 60 anos) e é caracterizada por afetar a movimentação muscular do indivíduo.Entre os principais sintomas estão os tremores involuntários, a rigidez corporal, a instabilidade de postura e a lentidão de movimentos.De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), atualmente aproximadamente 1% da população mundial com mais de 65 anos tem a doença.

O Dia Nacional do Parkinsoniano também ajuda a disseminar informações corretas sobre os avanços a nível de tratamento que a doença obteve ao longo dos anos. Hoje em dia, existem alternativas que ajudam a duplicar a expectativa de vida das pessoas que sofrem com este mal.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital