Sesmt do Hospital Dantas Bião promove treinamento com equipe higienização e lavanderia


Boas práticas em higiene hospitalar e técnicas corretas de limpeza fazem parte dos princípios de todas as instituições de saúde, para evitar contaminações e a disseminação de infecções. Dentro desse contexto, a direção do Hospital Regional Dantas Bião (HRDB), através do SESMT, realizou treinamento para equipes de higienização e lavanderia, nesta segunda-feira, 23, com o tema: “Higienização: Cuidados e Segurança”.

O treinamento foi conduzido por Daniel Ramos, Técnico de Segurança do Trabalho e teve como objetivo intensificar as orientações sobre o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais PPRA, orientações quanto à higienização no ambiente hospitalar, destacando os processos de limpeza e desinfecção, uso de EPI’s, documentações e combate ao princípio de incêndio”. .

A qualificação dos profissionais da área de higienização e limpeza constitui um dos pilares para a qualidade do serviço, além de proporcionar segurança e bem-estar ao paciente e colaboradores da unidade. E este treinamento visa orientar os colaboradores sobre o risco de acidentes  e capacitá-los para o uso correto dos equipamentos.

Ramos, acrescentou ainda que, o treinamento, além de ser uma orientação de extrema importância para evitar qualquer tipo de acidente com os colaboradores cumpre às exigências da NR35. “O engenheiro do trabalho, Cláudio Estevão, constantemente reforça a importância de promovermos treinamentos, orientar sobre a prevenção de acidentes e monitorar as atividades, dessa forma, nós do SESMT realizamos essas atividades e diversos tipos de treinamento para todas as áreas a fim de assegurar que o colaborador esteja orientado sobre como realizar suas rotinas com segurança”.

Avaliação –

Para o encarregado administrativo, Laércio Souza, os treinamentos realizados na unidade são fundamentais para a atualização da equipe. “Precisamos estar nos atualizando para que possamos realizar um trabalho com total segurança; a equipe do SESMET tem nos proporcionado periodicamente treinamentos, o que tem ajudado bastante toda equipe. Além dos treinamentos, criamos uma rotina, onde antes de iniciarmos nossas atividades, nos reunimos e conversamos sobre o dia anterior, as dificuldades, os acertos, as dúvidas, enfim temos um momento que chamamos de DDS, Diálogo Diário, para ouvirmos o que a equipe tem de dúvidas para melhorarmos cada dia mais”.

Marlene Pereira – “Trabalho aqui no Dantas Bião há 9 anos e percebi que os treinamentos estão sendo muito frequentes e pra mim é ótimo porque estamos aprendendo; nós precisamos estar atento as mudanças e esses momentos nos capacita para sermos melhor”.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital