SESMT da UPA San Martin realiza ações visando a segurança de pacientes e colaboradores  

 

Quando o paciente chega em uma  instituição de saúde ele deseja,   ser bem acolhido e sentir confiança  de que está em  um ambiente seguro,   sinalizado,  e com uma comunicação visual  adequada, o  que contribuirá para sentir-se confiante.

Esse primeiro instante – que pode parecer simples – já diz muito sobre algo que permeia todos os níveis de atendimento  e a satisfação do paciente.

Essas ações de segurança são realizadas pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) que  tem papel fundamental na instituição, pois na área hospitalar, como em qualquer outro ramo de atividade, existem riscos potenciais, e é através das diretrizes fornecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego que são baseadas todas as ações deste setor.

Com o objetivo de continuar proporcionando atendimento de qualidade com humanização, segurança, a Unidade de Pronto Atendimento de San Martin está   trabalhando  para manter o atendimento seguro aos usuários do SUS.

O engenheiro, Cláudio Estevão, assegura que a experiência do paciente engloba tudo que ele vivencia no ambiente hospitalar – desde o momento em que entrou ali até sua alta hospitalar, assim como o funcionário desde a entrada a sua saída. “ A segurança é constante e deve ser priorizada em todas as instituições. Aqui na UPA San Martins não é diferente, nossa prioridade  é trabalhar visando a segurança dos pacientes e profissionais”, destacou.

Para o técnico de segurança, Daniel Ramos, a sinalização de segurança é importante, não importa o tamanho da instituição ou a quantidade de colaboradores. “A UPA San Martins é sinalizada e é indispensável que no ambiente tenha todas as indicações de perigos, riscos, obrigatoriedades e também indicações dos caminhos a serem traçados. A sinalização de segurança serve também  para informar e orientar os funcionários, pacientes, acompanhantes dentro da unidade sobre a melhor forma de agir perante uma situação desconhecida, ou de perigo”.

Entenda – Estabelecido no artigo 162 da Consolidação das Leis do Trabalho e regulamentado pela Norma Regulamentadora 04, o SESMT é composto por uma equipe de profissionais preocupados em proteger a saúde e a integridade física dos trabalhadores.

É também  de responsabilidade do SESMT,  o Programa de Controle Médico em Saúde Ocupacional (PCMSO), pelo qual o médico do trabalho tem total condição de obter informações necessárias para elaboração do prontuário do funcionário, desde sua contratação, manutenção e suporte durante toda sua vida laboral na empresa, até seu desligamento. Outra diretriz do SESMT é o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA), em que constam todos os riscos e possíveis exposições laborais, bem como descrição dos cargos, dos setores, meios de prevenção e equipamentos de proteção individual ou coletivos a serem utilizados para cada atividade.

Algumas Sinalizações:

             

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital