Pronto Atendimento de São Marcos comemora 1 ano com mais de 250 mil atendimentos

O serviço municipal de saúde em Salvador conta com Unidades de Saúde de Pronto Atendimento, uma delas é o PA de São Marcos com estrutura que  oferece serviços de urgência e emergência 24 horas, com atuação de equipe multiprofissional e interdisciplinar nas áreas de Medicina Clínica, Pediátrica, Clínica Cirúrgica, Enfermagem, Nutrição e Serviço Social.

Nesse primeiro ano, mais de 255 mil atendimentos foram realizados, entre eles destacam-se: Acolhimento de Classificação de Risco: 46.042; atendimento médico: 49.415; atendimento de enfermagem: 59.164; atendimento com assistentes sociais, bioquímico, farmacêutico e nutricionista: 26.592;  exames de Raio X e ECG: 10.261; exames laboratoriais: 58.030; pequenas cirurgias: 6.460, totalizando  assim, 255.964 procedimentos.

O PA de São Marcos, não se destaca apenas pelo elevado número de atendimentos realizados, mas, principalmente, pela qualidade da assistência ofertada à população, é o que afirma o paciente, Osvaldo Souza,  68 anos, que esse ano precisou ir para o pronto atendimento 5 vezes.

“Esse ano estive aqui por cinco vezes, duas acompanhando minha esposa e três porque tive complicações respiratórias. Vou ser sincero: todas as vezes fui tratado com atenção e bem atendido por todos; o que me chama atenção é o empenho da equipe em fazer com que o paciente melhore; tudo é feito aqui mesmo, desde a consulta, até os exames, não precisamos ficar indo de posto em posto. Peço a Deus para cuidar de todos que trabalham aqui, porque eles trabalham muito bem”.

O Pesquisador Assistente da Fiocruz, Guilherme Ribeiro, assegura que a parceria entre a Fiocruz e o Pronto Atendimento São Marcos é bastante positiva.

“Nossa parceria é positiva, tendo se desenvolvido um ambiente cooperativo entre as instituições. O Pronto Atendimento de São Marcos tem apoiado nossos projetos de pesquisa pela disponibilização da infraestrutura institucional e a Fiocruz em contrapartida tem apoiado a unidade de saúde em algumas iniciativas, como por exemplo a participação do Grupo de Pesquisa em Arboviroses na Primeira Feira de Saúde de São Marcos, organizada pela gestão da unidade. Inclusive o convite para esse evento foi muito importante para fortalecer a colaboração entre as instituições”.

O Presidente do Conselho,  do bairro Pau da Lima, João Carlos, esteve presente nas comemorações de 1 ano do Pronto Atendimento São Marcos, que tem a administração do Instituto Brasileiro da Administração Hospitalar (IBDAH). Ele afirma que o atendimento no PA, tem melhorado bastante.

“Conheço bem essa unidade porque sempre estou aqui acompanhando alguém e vejo os esforços de toda equipe em ajudar o paciente a melhorar sua saúde; melhorou muito e outro ponto positivo é que temos um diálogo com a direção e funcionários”, informou o conselheiro.

Conheça – A unidade conta com 20 leitos para atendimento: dez leitos adultos, seis pediátricos, um de isolamento e três para pacientes em estado grave. Funciona de forma ininterrupta em regime de 24 horas com seu quadro clínico formado por quatro médicos, quatro enfermeiros, seis técnicos de enfermagem, além de profissionais de radiologia, laboratório, serviço social e administrativo por plantão. Um dos diferenciais da PA São Marcos  é que  os ambientes são climatizados para dar mais conforto aos usuários do SUS.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.