Técnicos do Hospital Regional Dantas Biao participam de treinamento em proteção radiológica

Nesta segunda-feira, 26,  os técnicos de radiologia do Hospital Regional Dantas Bião participaram de mais um treinamento, desta vez, a abordagem foi sobre proteção radiológica.

A capacitação ministrada pelo biomédico e técnico em radiologia, Romildo dos Santos teve como temas principais: Proteção Radiológica, Normas e rotinas de exames de emergência, dentre outros assuntos.

Romildo destacou que os profissionais da área da saúde, mais precisamente os que trabalham em setores de imagem e em hospitais, estão mais expostos às radiações ionizantes e,precisam  tomar  medidas adequadas de proteção.

” A direção da unidade frequentemente promove treinamentos e capacitações para atualizar os conhecimentos. Desta vez a atenção foi para os técnicos de radiologia e o objetivo foi avaliar o conhecimento, as atitudes e a representação social que os profissionais de saúde  têm sobre radioproteção.Buscamos  provocar nos profissionais de saúde a reflexão sobre práticas relacionadas à exposição e proteção radiológica em seu cotidiano e estimular  a terem atitudes sistemáticas de proteção radiológica”.

A proteção radiológica consiste no respeito às normas e limites de exposição e são conhecimentos fundamentais para qualquer profissional da radiologia. Entre as preocupações que devem ser respeitadas para garantir a segurança da atividade radiológica estão minimizar o tempo de exposição e assegurar que a distância e a blindagem entre o material radioativo e a pessoa estão corretas. Existem outras formas de proteção, como as próprias rotinas dos profissionais, os avisos de sinalização, a comunicação entre os profissionais e os pacientes e a monitoração de exposição dos profissionais.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital