Nos dias 24 e 31 de outubro, o Serviço de Atendimento à Rede em Ambiências Hospitalares e Domiciliares (SARAHDO), em parceria com o Serviço Social do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizaram ações de sensibilização sobre a prevenção e os cuidados diante do câncer de mama durante o Outubro Rosa.
No dia 24, uma atividade repassou informações sobre o tema em questão para pacientes e acompanhantes no ambulatório do HRCC. Já na última quinta-feira (31), considerado o dia D na unidade, professores do SARAHDO visitaram leitos de internação com mulheres e sensibilizaram sobre a importância de medidas preventivas da doença.
Aline Gomes, professora da Classe Hospitalar do HRCC, disse que a campanha do Outubro Rosa já estava inserida no calendário pedagógico do SARAHDO. “Nós passamos um vídeo curto, que a gente chama de detonador, que motiva a aula, o debate, a discussão, abordando o tema. Conversamos sobre autoexame e se possível a realização de mamografia, pelo menos uma vez por ano, falamos da importância disso tudo”, declarou.
A paciente Cleuza Ribeiro Mota, moradora de Ilhéus, de 63 anos, ressaltou a importância da prevenção. “Achei a atividade ótima, bom mesmo, porque existe pessoas que até hoje não sabe o risco que corre, que precisa fazer o autoexame, fazer ultrassom de mama todo ano, a partir de 40 anos tem que se prevenir que o câncer mata né”, confessou.
Sobre o atendimento do HRCC, Cleuza fez uma referência positiva “ótimo, alimentação boa, medicação na hora certa, está nota dez, Ilhéus estava mesmo precisando de um hospital como esse”.
A mensagem central das ações realizadas teve como objetivo principal o autocuidado e o diagnóstico precoce do câncer de mama, que pode iniciar mais cedo o tratamento, aumentando as chances de cura nas pacientes. Durante todo o mês de outubro as fachadas do HRCC ficaram iluminadas de rosa, em referência e homenagem a campanha.
O diretor assistencial do HRCC, Almir Gonçalves lembra que os cuidados devem ser contínuos.
“Aqui no Hospital Regional Costa do Cacau temos orientações frequentes que visam o cuidado, a prevenção, afinal, precisamos ter um olhar atento de maneira contínua e não apenas quando somos lembrados com as campanhas”, concluiu.