Profissionais de saúde do Hospital Regional Costa do Cacau recebem as primeiras doses da CoronaVac

A manhã desta quarta-feira, 20 de janeiro de 2021, marca um dia histórico no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus.

Profissionais de saúde, da linha de frente de combate a Covid-19, receberam as primeiras doses da CoronaVac, vacina com uso emergencial aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), no último domingo (17).

Os primeiros a receberem as doses da vacina foram o médico Egídio Alves Feitosa Filho, intensivista, e a enfermeira Diovania Braga, ambos profissionais da linha de frente da Unidade Covid do HRCC.

Nesta etapa que envolve a primeira dose da CoronaVac outros profissionais de saúde, como médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agente operacionais, entre outros receberam da vacinação.

O médico Egídio Alves Feitosa Filho declarou que esse momento é marcante, e se sente muito feliz pela oportunidade vivenciada.

“É um marco importante na mudança da história dessa doença tão terrível que nos assolou em 2020. Começamos 2021, com o pé direito, esperança engrandecida. Estamos vencendo essa luta, e que com a CoronaVac, Deus nos dá a esperança de que vamos parar o sofrimento de perder familiares, amigos para a doença que nos afetou de uma forma tão terrível. Então, é um momento de felicidade”, disse.

Para a enfermeira Diovania Braga, depois de tantas lutas com aquelas famílias, tantas perdas, incertezas por se tratar de algo novo, hoje com muito mais autonomia, para falar da Covid, enfim chegou a vacina.

“A gente não esperava que fosse tão rápido, mas graças a Deus aconteceu, está até difícil de acreditar que seja uma realidade mesmo, que existe realmente essa luz no fim do túnel, disso tudo acabar, desse sofrimento acabar. Então, agora, realmente, é como se fosse um alívio para gente, temos que comemorar esse ato importante”, declarou.

O médico José Américo, diretor técnico do HRCC, classificou a importância da vacinação em três níveis. “Primeira importância, para a comunidade. O início da vacinação de uma doença como essa que já causou tantas mortes, tanto sofrimento à população é sempre comemorada com alegria. Segunda, a decisão das instituições, como Sesab, Ministério da Saúde, diante de um número pequeno de vacinas disponibilizadas, nesse momento, de privilegiar os profissionais da saúde é um reconhecimento aos que são na linha de frente da Covid, devemos salientar, é uma decisão que honra e reconhece todo empenho dos profissionais da área de saúde. Terceiro aspecto, é que o outro motivo de vacinar profissionais da área de saúde, é começar a fazer um cinturão de proteção para que no exercício profissional a pessoa não se contagie e com isso não transmita para familiares em suas residências, em suas outras atividades comunitárias a doença. Então, são três motivos sublimes hoje, motivo de muita felicidade”, argumentou.

Vacinação da CoronaVac – Assim como todas as campanhas de vacinação para colaboradores do HRCC, a da CoronaVac também é organizada pelos setores Epidemiologia e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) da unidade hospitalar, com a anuência da Gerência da Enfermagem e Diretoria Administrativa. As primeiras doses da CoronaVac, em profissionais de saúde do hospital, foram aplicadas pela enfermeira Hortência Van Der Veere, gerente de Enfermagem.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital