Palestra orienta sobre procedimentos adequados com o doador de órgãos no Hospital Regional Costa do Cacau 

 

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) promoveu um encontro, na última quinta-feira (16), para orientar a abertura de protocolo de morte encefálica, seus requisitos e a comunicação com a família do doador. A iniciativa partiu diante da necessidade de informar médicos recém-chegados, residentes e alunos de medicina sobre este procedimento, assegurou o enfermeiro Wagner Campos, coordenador da comissão.

Na ocasião, o enfermeiro disse que fez o convite para duas médicas, consideradas ideais para falarem sobre o assunto. “No primeiro momento, a dra. Daniella Bernardes abordou sobre o suporte ao potencial doador de órgãos na UTI, que envolve questões da manutenção vital e o acompanhamento desse paciente, porque ele pode ser um doador que a família pode autorizar a captação de órgãos”, disse o enfermeiro.

Em seguida, a dra. Mayala Thayrine Oliveira fez a abordagem: Protocolo de Morte Encefálica: Do conceito à comunicação da família, comunicou o coordenador da CIHDOTT. “A médica falou do passo a passo de como fazer uma abertura do protocolo de morte cerebral, quais os pré-requisitos para abrir esse protocolo, fundamental para conhecimento dos participantes”, destacou Wagner Oliveira.

A atividade contou com o apoio da enfermeira Adrielle Acássia, do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), durante o andamento das palestras. A sala para o evento foi ornamentada em parceira entre a CIHDOTT e o Serviço Social, foram utilizadas cores em referência ao Setembro Verde, mês de campanha de conscientização para doação de órgãos.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital