Palestra, auriculoterapia e musicoterapia marcam o Janeiro Branco do Hospital Regional Costa do Cacau

Na manhã desta quarta-feira (31), a Comissão de Humanização do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, encerrou as atividades do Janeiro Branco, mês de atenção para a saúde mental, com uma palestra ministrada pela psicóloga Gabryella Santiago Gomes, integrante da equipe de Psicologia da unidade hospitalar.

Durante a apresentação, a palestrante explicou a denominação do tema da campanha em questão. “O Janeiro Branco tem o significado em que folhas e telas estão em branco, prontas para serem escritas, preenchidas. Este primeiro mês do ano representa uma espécie de portal entre ciclos que se fecham e se abrem nas vidas de todos nós”, disse.

A psicóloga ressaltou que o bem-estar dos funcionários no ambiente de trabalho é fundamental para a saúde mental. Em seguida, Gabryella Santiago Gomes abordou diversos assuntos relacionados ao tema central de sua exposição “Saúde mental enquanto há tempo: questões e desafios quando o sofrimento psíquico traz o adoecimento”.

Na ocasião, foram apresentados tópicos, seguidos de explicações mais aprofundadas, sobre os transtornos relacionados ao sofrimento psíquico, como Síndrome de Burnout, ocasionado por desgaste profissional, exaustão física e mental. Também, a estafa ou fadiga mental – alteração do sistema nervoso central, pelo excesso de tarefas, gerando desgaste metabólico com sintomas físicos e mentais.

Ainda, transtornos relacionados ao adoecimento psíquico, como o de ansiedade, caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva e de difícil controle, e a depressão – tristeza profunda persistente, que acarreta aversão e perda de interesse em atividades que antes eram prazerosas.

No final da apresentação, a psicóloga repassou orientações de como começar a cuidar da saúde mental. “Não se isole ao enfrentar um desfio ou problema; reforce seus laços familiares e de amizade; diversifique seus interesses, faça algo pela primeira vez; mantenha-se mental e fisicamente ativo; consulte um profissional da área, perante sinais ou sintomas emocionais persistentes”, recomendou.

Após a palestra, o público presente foi convidado a participar de sessão de auriculoterapia, técnica baseada nos preceitos da Medicina Tradicional Chinesa, aplicada por Roberta Silva Santos, terapeuta ocupacional que atua no HRCC.

*Musicoterapia* – O enfermeiro Názio Santana, presidente da Comissão de Humanização do HRCC, lembrou que uma atividade de musicoterapia também fez parte da programação do Janeiro Branco no hospital.

“Na última sexta-feira, dia 26, nós convidamos o senhor Clelio Fidelis da Paixão, do tradicional ‘Bloco Seca Copo’, que tocou seu trompete músicas, marchinhas de carnaval, passando por todos os setores da unidade”.

 

 

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital