Pacientes do Hospital Manoel Victorino são beneficiados com Projeto de Saúde Bucal

O Hospital Manoel Victorino (HMV) deu um salto a mais na qualidade da saúde dos pacientes da unidade hspitalar. Isso porque, o serviço de Fonoaudiologia está desenvolvendo um projeto de Saúde Bucal que teve início na semana de 05 a 09 de agosto.

Nesse primeiro momento, o projeto contou com a parceria da equipe multidisciplinar do HMV, SESC e Odonto System que realizaram a 1ª semana sobre os cuidados com a Saúde Bucal: “Cuidar dos dentes não é apenas uma questão estética, e sim de Saúde”.

A fonoaudióloga da unidade, Ariane Cerqueira de Santana, destaca que a saúde começa pela boca, por isso a má higiene bucal a transforma num ambiente perfeito para a proliferação de bactérias e fungos. Ela garante que o cuidado com a saúde bucal em âmbito hospitalar exige um esforço do trabalho em equipe

“Temos um cuidado especial com nossos pacientes e pensamos em ampliar nossas atividades para ajudá-los durante seu tratamento aqui no HMV. E a saúde bucal é essencial, porque quando não ocorre a higiene correta da boca, podem surgir uma série de danos e doenças como, as inflamações, as cáries, a destruição dos tecidos de suporte, a gengivite, a periodontite, endocardite bacteriana, risco cardiovascular aumentado, parto prematuro em mulheres grávidas, doenças pulmonares e até possíveis complicações do diabete”, explicou.

A programação da semana contou com palestras, material educativo com uma abordagem voltada para as formas de prevenção, saúde bucal, utilização dos itens de higiene e a escovação correta e ainda treinamento in loco com técnicos de enfermagem nas Ortos A, B e C, sobre a forma adequada de realizar a higiene oral em pacientes hospitalizados.

Maria Eugênia está acompanhando seu pai, João Evangelista, de 60 anos. Ela ficou encantada com a ação. “Jamais imaginei que em um hospital fosse falar sobre higiene bucal, foi um momento maravilhoso e tenho certeza que contribuiu para a saúde do meu pai, e de todos os pacientes. Adorei o kit de higiene bucal”.

Ariane Cerqueira fez uma avaliação da Semana de Saúde Bucal. “Notamos que durante o evento houve uma participação intensa tanto dos profissionais, quanto dos pacientes e acompanhantes. Felizmenteconseguimos orientar e esclarecer para que assim, possamos evitar ou minimizar o agravamento de doenças sistêmicas e bucais”, finalizou.

Os participantes receberam no final das orientações um kit de higiene bucal: Escova, creme e fio dental.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital