Núcleo de Segurança do Hospital Manoel Victorino intensifica ações e aborda metas para a segurança do paciente

O Hospital Manoel Victorino através da equipe do Núcleo de Segurança do Paciente está cada dia mais intensificando as ações e orientações sobre as metas de segurança na unidade hospitalar, contemplando pacientes e acompanhantes, quanto aos cuidados pré e pós operatório, identificação correta do paciente, entre outros.

Nilva Correia informa que as atividades desenvolvidas objetivam evitar ocorrências indesejadas e assegurar um monitoramento eficaz, um programa concebido para direcionar e dar suporte às melhorias mensuráveis – que inclui ainda os desfechos clínicos-, orienta o cumprimento das estratégias de evolução institucional, com excelência. A identificação precoce dos riscos é fundamental para o desempenho em segurança.

“As ações foram planejadas de acordo com cada meta de segurança estabelecidas pela OMS pelo Núcleo de Segurança divido em subgrupos e acompanhados pela gestão NSP e auxiliado pela equipe multidisciplinar atuante e comprometida”, garantiu.

A equipe multidisciplinar, assim como pacientes e acompanhantes têm demonstrado a cada dia reconhecimento e boa aceitação do trabalho realizado pelo grupo.

Confira o cronograma das atividades, assim como, o objetivo de cada ação de segurança que garantem um atendimento de qualidade aos pacientes do Hospital Manoel Victorino.

META 1- Identificação do Paciente – Ação in loco, sobre a importância da identificação do paciente – Ana Paula Tavares, Raquel Lima Santos e Luana Iglessias

Inicialmente foi apresentado o cartaz: “MINUTO DA SEGURANÇA DO PACIENTE”, no intuito de reforçar a existência do núcleo nas unidades e apresentar sucintamente o cartaz para toda equipe com as metas da segurança do paciente. Logo após houve uma abordagem da equipe sobre a importância da pulseira de identificação e os dados que devem conter na pulseira, nas unidades de internação, UTI, ambulatório e centro cirúrgico.

META 2 – Comunicação efetiva em profissionais de saúde – Fabiana Nascimento, Ariane Cerqueira e André Campos.

Ação in loco e dinâmica, enfatizando as estratégias da comunicação efetiva entre o profissional de saúde e pacientes. Promovendo segurança do paciente. Onde foi realizada explanação sobre a importância da comunicação efetiva entre os profissionais. Desta forma aprendem a se comunicar entre si e com o pacientes. Nessa ação aconteceu uma dinâmica em grupo, como objetivo de compreender melhor a fala do outro.

META 3 – Melhorar a segurança na prescrição no uso e na administração de medicamentos – Rosana Corral, Alfredo Boa Sorte e Paula Barreto, com a finalidade de orientar a equipe médica para que seja feita as prescrições médicas, dentro dos padrões do hospital; Orientar a equipe de enfermagem / farmácia sobre as medicações de Uso Coletivo; Orientar a equipe médica e de enfermagem quanto a notificação da reação adversa a medicamento; Orientar a equipe de enfermagem / farmácia / auxiliar administrativo em relação quais são os medicamentos que há no HMV; Práticas seguras para a administração correta dos medicamentos para a equipe de enfermagem e importância da Ficha Notificação de Ocorrência para a equipe de enfermagem / médica e farmácia.

Nas ações houve ainda solicitação à CCIH do Protocolo do hospital quanto ao uso dos antimicrobianos disponível para toda a equipe médica. Reforço também junto aos enfermeiros por conta do aprazamento das prescrições, lembrando aos profissionais da enfermagem e também da farmácia quanto ao uso do Protocolo de estabilidade dos medicamentos e a utilização do impresso; abordagem pela equipe médica e de enfermagem quanto ao Protocolo de Reação Adversa do hospital e por fim orientações da equipe de enfermagem/ auxiliar administrativo, a importância e o significado dos medicamentos MPP / MAV com práticas seguras quando na administração dos medicamentos para a equipe de enfermagem e orientação da equipe médica, de enfermagem e farmácia quanto a importância da notificação relacionado a medicamentos.

META 4 – Cirurgia Segura – Nilva Correia

Ação IN LOCO e dinâmica com informações, cuidados e esclarecimentos importantes para os acompanhantes dos pacientes internados, sendo estes, em pré e pós- operatório. Através de texto educativo esclarecendo sobre cuidados, comportamentos dos acompanhantes e pacientes.Como auxilio para essa ação foi realizado dinâmica de pergunta e resposta através de “placas” com resposta negativa ou positiva para as perguntas feitas no final de cada grupo alvo e entrega de brinde pela participação. Apresentação do cartaz mostrando a importância de seguir os cinco momentos para higiene das mãos.

META 5 – Higienizar as mãos para evitar infecção Alex Coelho, Kelly Martins e Ana Cleide
Ação in loco realizada nas enfermarias destacando a importância da higiene de mãos nos 5 momentos nos cuidados e assistência prestada ao paciente. Apresentação do cartaz mostrando a importância de seguir os cinco momentos para higiene das mãos. Realização passo a passo de higiene das mãos com a equipe multiprofissional in loco.

META 6 -Reduzir o risco de queda e úlcera por pressão – Tauane Alencar, Lais Figueredo e Loiane Carvalho

Ação in loco divulgando informações sobre a META 6, para os profissionais da equipe multidisciplinar. Tal ação objetivou promover a participação destes profissionais na implantação e divulgação dos protocolo institucionais que abordam estes temas, além de inseri-los como agentes multiplicadores para os demais profissionais, pacientes e/ou família.

Divulgação da nova rotina de orientações ao paciente e/ou familiar sobre protocolo de risco de queda, por meio do impresso padronizado na unidade, além de treinamento de como aplicar a escala de Morse. Destaque para reforçar a importância de aplicar a escala de Braden e prescrição para o paciente com risco para desenvolver úlcera por pressão. De forma lúdica foi abordada a META 6 em todas as unidades assistenciais, através de um jogo com pergunta e respostas, promovendo a interação de toda equipe assistencial.

As atividades desenvolvidas contaram ainda com distribuição de brindes para àqueles que responderam corretamente os questionamentos.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital