Núcleo de Educação Permanente em Saúde do HRCC treina funcionários sobre o controle de infecções

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), em parceria com o Núcleo da Qualidade e coordenadores de Enfermagem do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, realizou treinamento com orientações sobre medidas de precaução para prevenção e controle de infecções relacionadas com a assistência à saúde, direcionado ao enfrentamento do novo coronavírus (Covid-19).

Esse treinamento ocorreu em duas fases. A primeira, de 23 a 27 de março, envolvendo todos os colaboradores, orientou, com a distribuição de cartilhas, sobre os temas: “Recomendações de Uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) no Combate ao Novo Coronavírus” e “Nada de Pânico – uso correto de EPI durante a assistência em casos suspeitos ou pacientes com Covid-19”.

A segunda etapa, de 01 a 06 de abril, direcionada para enfermeiros, técnicos de enfermagem e fisioterapeutas, realizou a capacitação expositiva dialogada. De acordo com a enfermeira Maria Amélia Lapa, do NEPS do HRCC, o treinamento, em geral, teve como objetivo orientar e esclarecer dúvidas sobre a transmissão e medidas de prevenção do Covid-19.
A enfermeira explicou que as devidas recomendações de uso de EPIs no combate ao novo coronavírus foram repassadas aos funcionários. “Abordamos precauções padrões, treinamos a lavagem simples das mãos com água e sabão, limpeza das mãos com álcool em gel 70 por cento, colocação e retirada de EPIs, entre outros. Tudo conforme orientações técnicas da Sesab, Ministério da Saúde e OMS”, disse.

Para o médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, outras ações são desenvolvidas periodicamente, com diversos profissionais, na unidade. “Todos os nossos treinamentos e orientações seguem prioritariamente as recomendações de instituições científicas oficiais. Neste momento, a ciência é a maior aliada no combate ao Covid-19”, concluiu.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital