Núcleo de Educação Permanente do Hospital Costa do Cacau reforça treinamentos para enfrentamento do Covid 19

O Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS) em atuação conjunta com o setor de Higienização e o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, elaboraram metodologicamente uma série de treinamentos com informações e conteúdos essenciais para o enfrentamento da pandemia do novo coronavírus (COVID-19).

Essas ações foram adaptadas e inseridas na rotina de serviços e no cotidiano de trabalho da unidade, com o objetivo de provocar mudanças no modo de agir e produzir a saúde coletiva, com segurança para todos. Atividades como rodas de conversas sistematizadas entre outras, buscam trazer ressignificação para o trabalho desenvolvido pelos colaboradores.

O HRCC, neste momento, busca potencializar orientações educativas, ampliando os espaços de diálogos, por meio de capacitação técnica, aquisição e atualização de conhecimentos da situação vivenciada pelos funcionários, no intuito de propiciar conceitos e mudanças de atitudes priorizando a segurança sanitária no ambiente de trabalho.

Muitos conteúdos formativos foram aplicados pedagogicamente nessas atividades como: História da Família Coronavírus; Definição, sintomas, transmissão e prevenção do COVID-19; O que é Fato e o que é Fake; Qual a atitude ao chegar em casa após jornada de trabalho hospitalar; Como realizar a precaução, prevenção e recomendações no ambiente de trabalho hospitalar; Higienização e desinfecção do quarto de precaução para contato e gotículas; Uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs); paramentação e desparamentação (colocação e retirada de EPIs).

De acordo com a enfermeira Fabiana Oliveira, coordenadora do setor e Higienização, a educação em serviço é compreendida como um processo dinâmico e contínuo para a construção do conhecimento, tornando-a indispensável para as empresas modernas e de certa forma um grande desafio para os gestores. “Esse desafio torna-se maior nos momentos de crise como a que estamos vivenciando com a pandemia do Covid-19. Dessa maneira, a experiência e os educadores têm mostrado que a melhor forma de se preparar para uma crise é criar planejamento para enfrentá-la, antes que ela ocorra”, destacou.

O médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, ressalta que treinamentos e capacitações sempre fizeram parte da rotina unidade, porém foram ampliados e intensificados devido a pandemia. “Enquanto durar essa batalha contra o novo coronavírus, vamos trabalhar incansavelmente para que todas as equipes do HRCC sejam orientadas e capacitadas, com a finalidade de preservar a saúde e a vida de todos”, finalizou.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.