Novembro Azul – Hospital Manoel Victorino promove orientações sobre câncer de próstata

Novembro é o mês dedicado aos alertas sobre a importância dos cuidados da saúde masculina, a fim de melhorar a qualidade de vida dos homens. Internacionalmente conhecida, a Campanha Novembro Azul é um alerta sobre a importância do diagnóstico precoce na prevenção do câncer de próstata.

A direção do Hospital Manoel Victorino, através da  Comissão de Humanização, promoveu dia 24,  no Auditório do HMV, uma palestra com o tema: Medidas preventivas e importância do diagnóstico precoce do Câncer de Próstata, ministrada pela Enfermeira da Instituição, Euclimeire da Silva Neves, tendo como público alvo os colaboradores da Instituição e acompanhantes dos pacientes internados.

O câncer de próstata é a segunda doença que mais mata os homens, principalmente acima de 50 anos. Por isso, quanto mais cedo o tumor for diagnosticado, maiores são as chances de cura. A campanha do Novembro Azul também funciona para quebrar os preconceitos envolvendo o exame de toque retal, imprescindível para um diagnóstico preciso.

Em casos suspeitos são solicitados outros exames, como ressonância magnética e biopsia. O exame periódico é indicado para todos os homens a partir dos 50 anos de idade, mas para os que apresentam fatores de risco, como histórico da doença na família e homens negros – estudos comprovam que os negros têm 10% mais chances de desenvolver a doença –, a indicação é que a prevenção aconteça a partir dos 45 anos.
Manter uma alimentação saudável, realizar atividade física, evitar o excesso de peso, álcool e cigarro, além de consultar o urologista regularmente, são as principais formas de prevenir as complicações pelo câncer de próstata.

Fique atento aos sintomas que podem indicar alteração na próstata. Mas atenção, nem sempre esses sintomas sugerem câncer e só o médico pode avaliá-los adequadamente.

– Sensação de não esvaziar a bexiga totalmente após urinar;
– Ao urinar, parar e recomeçar várias vezes;
– Incontinência urinária;
– Jato urinário fraco;
– Levantar várias vezes durante a noite para urinar.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital