Profissionais do setor de psicologia e serviço social do Hospital Alayde Costa estão registrando a emoção vivenciada entre pacientes internados na UTI e familiares. Isto porque está acontecendo na unidade a visita virtual para pacientes lúcidos e em processo de recuperação.
A visita virtual foi adotada porque as visitas presenciais foram suspensas como medida de prevenção ao coronavírus.
Juliana Trindade psicóloga do HAC detalha que a iniciativa ameniza a ansiedade tanto dos pacientes, quanto dos familiares.
“O ‘encontro’ ocorre por meio de uma chamada de vídeo por telefone com o supervisionamento de profissionais de saúde, a exemplo da psicóoga e da assistente social”.
Juliana revelou ainda que a iniciativa tem provocado momentos de muita emoção entre familiares e pacientes.
“É muito emocionante para o paciente e o familiar, mas nós daqui do hospital também nos emocionamos, presenciar momentos de amor, carinho e esperança é indescritível”, garante a psicóloga.
José Luís Santos e Santos, irmão do paciente Marialdo Santos e Santos, internado desde o dia 27 de abril informou a importância da visita virtual.
“A iniciativa da visita virtual é muito válida. Como não estamos podendo fazer a visita presencial, a chamada de vídeo ajuda a diminuir muito a preocupação e ficamos mais aliviados em ver meu irmão falando e conversando. Claro que continuamos preocupados, mas alivia muito e ameniza a saudade”.
A assistente social do Hospital Alyde Costa, Elinilce Alcântara reforça que “este é um momento delicado em que devemos ter ainda mais atenção com nossos pacientes e desenvolver estratégias, é fundamental”.