Um ritmo intenso de treinamentos está sendo desenvolvido pela direção do Hospital Regional Dantas Bião, através da coordenação da Qualidade, que buscará a Acreditação Hospitalar. A iniciativa de conquistar o título é fruto do esforço e da dedicação de todos os colaboradores que já sinalizaram o comprometimento em proporcionar uma estrutura de garantia da qualidade e de melhoria contínua dos cuidados à saúde a qual, o hospital vem disponibilizando para a população não só de Alagoinhas, mas de toda região.
Nesta terca-feira, 12, o assessor da Qualidade, Wendel Maurício, ministrou um treinamento onde foram abordados as Ferramentas da Qualidade, Cadeia Cliente Fornecedor,entre outros. O objetivo do treinamento foi mostrar aos colaboradores que existem muitas ferramentas que facilitam o gerenciamento, porém, é necessário identificar a forma ideal para cada projeto.
No HRDB, as equipes de trabalho já estão criando novas metas e desafios para que não caiam na rotina, com o desafio de continuar apostando e desenvolvendo a garantia da qualidade dos cuidados de saúde prestados aos pacientes e aos seus familiares.
A certificação é um importante reconhecimento à instituição pela qualidade e segurança nos serviços prestados por meio de processos padronizados e capacitação e desenvolvimento de seus colaboradores. A gestão da qualidade fortalece a confiança e satisfação dos clientes, reduzindo riscos através da melhoria contínua dos processos.
O programa de Acreditação tem como propósito padronizar os processos que culminarão na melhoria da qualidade assistencial percebida pelo paciente e demonstradada através de evidências objetivas. Vale ressaltar que tanto a melhoria como a percepçãp de progresso podem ser mensuradas através de indicadores. Na prática, são as certificações e acreditações hospitalares que evidenciam, tanto para pacientes quanto para profissionais de saúde que o hospital atua com práticas (previamente definidas por orgãsos internacionais ou nacionais) voltadas para a garantia da segurança do paciente e dos resultados assistenciais. No Brasil, o processo, instrumentos e padrões de qualidade para a certificação são estabelecidos pela ONA – Organização Nacional de Acreditação.