Hospital Regional Dantas Bião qualifica profissionais para o transporte de hemocomponentes

Com o intuito de qualificar os profissionais de saúde sobre boas práticas de manuseio do sangue, o  Hospital Regional Dantas Bião realizou nesta quarta-feira, 13, um treinamento sobre os cuidados com transporte de sangue e hemocomponentes.

A capacitação que ocorreu no auditório foi ministrada pelo Hemoba Alagoinhas e teve como público alvo profissionais de saúde, em especial motoristas.

Os profissionais do transporte participaram ativamente do treinamento que contou com a participação do bioquímico Fernando Rocha,  que abordou temas variados como: montagem da maleta de transporte, armazenamento de hemocomponentes e como agir em casos de intercorrências.

Fernando Rocha destacou que  o treinamento é de suma importância para qualificar os profissionais sobre esse transporte.

“Para manter a qualidade do produto que vai ser transfundido, é necessário o cuidado em todas as etapas como no armazenamento e transporte. Buscamos qualificar os profissionais que fazem esse transporte e garantir que não haja prejuízo durante todas as etapas”, explicou.

Rocha destacou ainda que não adianta manter um rigoroso e caro controle de qualidade interno, se durante o transporte os hemocomponentes são transportados de qualquer forma, aumentando assim os riscos ao receptor. “Também ressaltamos a necessidade da padronização no transporte e a importância do trabalho desses profissionais”, informou.

Riscos iminentes – O transporte é um dos pontos críticos de controle no ciclo do sangue. Falhas neste processo, como, por exemplo, amostras de sangue e/ou hemocomponentes com alterações na temperatura e no tempo padronizado de transporte, podem acarretar erro da análise laboratorial, produtos biológicos contaminados ou deteriorados e perda da qualidade, interferindo de forma negativa na terapêutica do paciente

Importante destacar que, em se tratando de material biológico, deve-se também levar em conta o risco de infecção do trabalhador, a possibilidade de contato com pessoas durante o trânsito, bem como a contaminação do ambiente em situações de avaria.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital