Hospital Regional Dantas Bião promove palestras e atualiza profissionais de saúde

O Hospital Regional Dantas Bião deu início nesta quinta-feira, 8, a um ciclo de palestras sobre IST (Infecções Sexualmente Transmissíveis), higiene pessoal e das mãos – cuidado essencial na prevenção de doenças – para os colaboradores da unidade.

Segundo Cacilda Cruz, enfermeira da Comissão de Controle de Infeção Hospitalar (CCIH),  é importante conhecer as principais infecções sexualmente transmissíveis e as formas de contágios.

A enfermeira destacou que as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) caracterizam-se por infecções causadas por mais de 30 agentes etiológicos diferentes (bactérias, vírus, fungos e protozoários), sendo transmitidas de maneira prioritária por contato sexual. Eventualmente, também podem ser transmitidas por contato sanguíneo, e da mãe para a criança durante a gestação, o parto ou a amamentação. Cacilda alertou ainda sobre e a importância do uso do preservativo,  como medida de prevenção e ir ao médico para fazer exames de rotinas para identificar possíveis doenças.

“As IST ocorrem com alta frequência na população e têm múltiplas apresentações clínicas. No que diz respeito ao diagnóstico das IST, a anamnese, a identificação das diferentes vulnerabilidades e o exame físico constituem-se como elementos essenciais. Durante o exame físico, deve-se proceder, quando indicado, à coleta de material biológico para a realização de testes laboratoriais ou rápidos”.

Também foram abordados temas importantes na prevenção, como a higiene das mãos, afinal, a higienização das mãos é reconhecida como uma medida primária e de suma importância para o controle de infecções.

“Todos nós precisamos estar conscientes da importância da higienização das mãos nos serviços de saúde visando à segurança e a qualidade da atenção prestada”, finalizou Cacilda Cruz.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital