Hospital Regional Costa do Cacau tem papel importante para captação de órgãos no Sul da Bahia

Com o suporte da Organização de Procura de Órgãos (OPO), entidade vinculada a Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes da Bahia, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, tem papel importante para captação de órgãos no sul do Estado. Neste mês de janeiro, a unidade já realizou a captação de duas córneas.

Em 2019, a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT) do hospital captou 29 córneas e uma doação de múltiplos órgãos, que conta com a participação do trabalho realizado pela equipe multidisciplinar da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Esse trabalho contribui para a diminuição da fila de espera por transplante e traz esperança para pacientes e suas famílias. Ronaldo Vital Pereira, enfermeiro coordenador da CIHDOTT do HRCC, diz que entre as funções do setor, está o gerenciamento do processo de doação e captação de órgãos e tecidos, responsável por viabilizar o diagnóstico e esclarecer a família sobre a doação.

Nessa questão sobre o diálogo com familiares, o enfermeiro revela que o trabalho envolve todos os colaboradores comprometidos com a causa, principalmente do Serviço Social, que lida diariamente com os parentes de pacientes no momento de luto, com ajuda fundamental para o esclarecimento sobre a importância da captação e doação de órgãos.

Além do trabalho realizado durante o Setembro Verde, campanha nacional de conscientização sobre a doação de órgãos, a unidade hospitalar lida com o tema durante todo o ano. “Aqui na Bahia, têm muitas pessoas que temem o procedimento, muitas vezes, por desconhecimento. Existe ainda muita negativa por parte dos familiares, e por isso precisamos fazer esse trabalho de conscientização de forma contínua”, disse Ronaldo Pereira.

O médico Almir Gonçalves, diretor assistencial do HRCC, lamenta que, infelizmente nem sempre é possível reestabelecer a vida a todos os pacientes que adentram o hospital, entretanto, este momento de tristeza e sofrimento pode se tornar a esperança para dezenas de pacientes e familiares que aguardam por um transplante.

O diretor assistencial assegura que a CIHDOTT desempenha um papel extraordinário, em equipe multidisciplinar, promovendo educação continuada para os colaboradores, pacientes e familiares, no intuito de informar sobre temas ainda desconhecidos, como

os critérios de morte encefálica, importância da doação e os cuidados na manutenção da viabilidade dos órgãos a serem transplantados.

“Estamos trabalhando arduamente na visão de aumentar a captação de órgãos viáveis para transplante, além de desenvolver um ambiente capaz de realizar, em breve, este procedimento em nossa instituição”, concluiu Almir Gonçalves.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital