Hospital Regional Costa do Cacau realiza momento de musicoterapia para pacientes internados nas UTIs

 

Pertencente ao grupo de Prática Integrativas e Complementares (PICS) do Sistema Único de Saúde (SUS), a Musicoterapia tem objetivos terapêuticos relevantes no sentido de atender necessidades físicas, emocionais, mentais, espirituais, sociais e cognitivas do indivíduo ou do grupo, conforme descreve o Ministério da Saúde em seu site, sobre esse processo que classifica como facilitador e promotor da comunicação.

Diante desse entendimento, em reconhecimento ao importante efeito positivo da música para pacientes, o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), viabilizou um momento de musicoterapia nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), na última sexta-feira (10). Na ocasião, o músico Alexandre Chaves percorreu as áreas próximas aos leitos, tocando o suave som do saxofone.

O gerente de Enfermagem do HRCC, João Henrique Araújo Andrade, destacou o trabalho realizado como muito positivo. “Tivemos o prestígio de receber um saxofonista nesse momento de musicoterapia, com o objetivo de gerar bem-estar aos pacientes da UTI, que tem um perfil de pacientes graves. A música, sem dúvida, traz leveza, calma e paz. Esse é o nosso intuito maior: aliar a musicoterapia à melhora dos nossos pacientes”, declarou.

A psicóloga Katiussa de Magalhães, do HRCC, disse que a música além de humanizar, o som também emociona. “Sensibiliza e toca aos corações já tão fragilizados pela enfermidade e hospitalização, levando um toque mais leve de esperança e vida. A música através do saxofone faz bem, acalma e leva paz, não só aos pacientes, mas como também a toda equipe”, avaliou.

“Sem dúvida, momentos de alívio e conforto através da arte, em um ambiente que o som mais presente é de equipamentos apitando a todo instante, ouvir a música foi um alento a todos os nossos corações, inclusive dos pacientes intubados”, complementou.

Atendimento humanizado – Por meio do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC), muitos pacientes deixam seus agradecimentos pelos cuidados recebidos na unidade. Foi o caso de Ricardo Barros, que registrou ter recebido um ótimo atendimento. “Fiquei internado na UTI, fui bem atendido por todos. Queria destacar a excelência de todos os profissionais que me acompanharam e agradecer o atendimento maravilhoso dessa equipe do hospital”, escreveu.

Outro paciente, Antônio Hora, também classificou o atendimento como ótimo. “Quero elogiar a equipe de médicos, enfermagem, fisioterapia e o pessoal da limpeza. Também ao SAC, com sua equipe muito atenciosa e educada”, registrou. A paciente Maria Souza declarou “elogio pelos bons serviços prestados, com amor, carinho e dedicação que esses profissionais têm com a gente. Agradeço por tudo que tive aqui. Atendimento nota 10”.

 

 

 

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital