Hospital Regional Costa do Cacau realiza atividades do Abril Verde pela Segurança e Saúde no Trabalho

 

O Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT), Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH), Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE), diversas comissões, entre essas, a Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) realizaram nesta semana, atividades referentes à campanha “Abril Verde pela Segurança e Saúde no Trabalho” no Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus.

De acordo com Bruna Sobral, engenheira em Segurança do Trabalho e coordenadora do SESMT do HRCC, o movimento do Abril Verde foi instituído pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em 2003, para lembrar o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho, celebrado todos os anos no dia 28 de abril.

“Dados do Observatório de Segurança do Trabalho do Ministério Público do Trabalho (MPT) mostram que entre 2012 e 2022, 25 mil 492 trabalhadores morreram em decorrência de acidentes de trabalho no Brasil. Diante desse cenário, todos nós que prezamos pela garantia da cultura de segurança, saúde e preservação da vida dos trabalhadores, devemos estar atentos para adotar medidas que evitem riscos e danos decorrentes das atividades laborais”, afirmou.

A engenheira disse que o SESMT, CIPA e demais comissões e setores que colaboram com a segurança no ambiente de trabalho da unidade hospitalar desenvolvem ações frequentes. “Realizamos treinamentos e adotamos ações de rotina que estabeleçam medidas preventivas visando identificar, avaliar e controlar os riscos presentes no ambiente de trabalho, como forma a garantir a saúde e a segurança dos trabalhadores”, destacou.

“Portanto, nesta semana, realizamos nossas atividades temáticas em homenagem ao Abril Verde. Na manhã da última terça-feira, dia 25, recebemos as integrantes do Núcleo de Saúde do Trabalhador da prefeitura de Ilhéus, Caroline Ferreira Lins Amorim, Fernanda Brito Santos Teixeira Jovita e Quezia Sousa de Santana Lima, que orientaram os nossos colaboradores em uma oficina de vigilância em saúde do trabalhador”, complementou.

A enfermeira Laís Góes, do NHE do HRCC, afirmou que esta orientação repassada foi de fundamental importância para registrar os casos de notificação de acidentes de trabalho, dos funcionários do hospital e de outros trabalhadores que sejam atendidos na unidade hospitalar.

“A partir dessa notificação, temos a real situação dos trabalhadores atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essas informações são inseridas através do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) do Ministério da Saúde”, informou.

Nesta quinta-feira, dia 27, à tarde, a equipe organizadora do Abril Verde do HRCC realizou uma blitz para alertar sobre acidente de trabalho com exposição a material biológico e perfurocortante, tipo de ocorrência de maior risco na assistência hospitalar. A atividade aconteceu com a orientação da enfermeira Ana Paula Lavigne, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) da unidade hospitalar.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital