Hospital Regional Costa do Cacau inicia atividades referentes ao Abril pela Segurança do Paciente 2024

 

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, unidade sob gestão do Instituto Brasileiro da Administração Hospitalar (IBDAH) e integrante da rede da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), deu início às suas atividades referentes ao Abril pela Segurança do Paciente.

Nas últimas segunda-feira (01) e terça-feira (02), a unidade promoveu uma oficina com o tema: Gestão da Segurança do Paciente. A ação foi organizada pelos núcleos de Segurança do Paciente (NSP), Educação Permanente em Saúde (NEPS) e por estudantes do estágio da disciplina de gestão hospitalar – Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC).

A enfermeira Adriana Santos, do NSP do HRCC, disse que o evento teve como público-alvo a equipe multiprofissional do hospital e acompanhantes de pacientes.

“Nessa primeira ação, trabalhamos com implementação do protocolo de comunicação efetiva e reforçamos os protocolos de prevenção de queda e de cirurgia segura”, afirmou.

Ela ainda destacou a importância dos alunos de enfermagem da UESC na participação da atividade. “Os estudantes elaboraram um projeto em conjunto com os docentes para que colocássemos em prática essa oficina, utilizando dinâmicas interativas e construindo diálogos para evitar situações adversas.” concluiu.

Estrutura da atividade – A oficina trabalhou com seis estações, instaladas em estandes, com a abordagem dos seguintes temas específicos:

1) Conhecendo a ferramenta de comunicação SBAR – Situação, Breve Histórico, Avaliação e Recomendação;
2) Melhorando a comunicação verbal e qualidade do cuidado;
3) Comunicação escrita efetiva: um caminho para mitigação de EA – Eventos Adversos;
4) Transição de cuidados: quando informações podem salvar vidas;
5) Prevenção de Quedas;
6) Comunicação Pré Cirúrgica Assertiva e Cirurgia Segura.

 

 

 

 

 

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital