Hospital Regional Costa do Cacau lidera doação de córneas no Sul da Bahia

 

Dados do Banco de Olhos da Bahia, entidade vinculada à Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (COSET) da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), apontaram que o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, liderou o ranking de doações de córneas, com 20 realizadas em 2022, no Sul Baiano.

Naama Ramos e Silva, enfermeira integrante da Comissão Intra-Hospitalar para Doação de Órgãos de Tecidos (CIHDOTT), disse que a posição alcançada no ano passado é resultado do trabalho adequado e humanizado das equipes que acolhem e dão suporte às famílias dos doadores.

“Nossa equipe capacitada atua constantemente para que as ações, como de abordagem e acolhimento aos familiares, aconteçam da melhor forma possível, sensibilizando e conscientizando sobre a fundamental importância para doação de órgãos. Compreender ainda, a responsabilidade que temos em nossas mãos e o quanto cada família que espera na fila de transplantes, deposita em nós a esperança em continuar com seus entes queridos”, declarou.

Outro ponto importante para o desenvolvimento das atividades do CIHDOTT é a capacitação e atualização do conhecimento científico. Recentemente, o HRCC enviou o enfermeiro Názio Santana para XXIII Curso de Formação de Captadores de Tecido Ocular Humano, que aconteceu nos últimos dias 06 e 07 de fevereiro, na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Campus Cabula, em Salvador.

Este evento é organizado pela COSET com caráter essencial para a habilitação no desempenho das atividades do processo de doação de órgãos e tecidos para transplantes e especialmente a enucleação de tecido ocular humano.

Com mais um enfermeiro certificado para a captação de córneas, o HRCC restabelece o seu quadro de captadores, com seis integrantes, os enfermeiros: Naama Ramos e Silva, Názio Santana da Silva, Ronaldo Vital Pereira, Victor Hugo Lopes Alves, Jéssica de Jesus Silva e Hercília Bonfim da Silva.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital