Hospital Regional Costa do Cacau já promoveu mais 700 encontros virtuais entre pacientes e familiares

O papel da família é fundamental para a recuperação dos pacientes, muitos deles ficam ansiosos para saber o que acontece no dia a dia de seus amigos e parentes, por isso as visitas ajudam a elevar o bem-estar da pessoa internada, refletindo em sua recuperação. Porém, com a chegada da pandemia da Covid-19, o contato presencial ficou restrito e o Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, resolveu instalar a sala de encontro virtual na unidade.

O equipamento foi inaugurado em julho de 2020, como suporte e uma das medidas adotadas para evitar a propagação do novo coronavírus no hospital. Nesse período de oito meses em funcionamento, a sala de encontrou virtual do HRCC já promoveu mais 700 chamadas de vídeo entre pacientes e visitantes, beneficiando com essa atividade, em torno de 500 famílias.

De acordo com Gildo Rorato, psicólogo do HRCC, a equipe de psicologia se tornou o elo entre o paciente, sua família e a equipe médica. “Uma das ferramentas utilizadas pelos nossos profissionais para aproximar familiares e pacientes, que estão em distanciamento, é a videochamada. Quase um ano após o início da pandemia e centenas de chamadas de vídeo realizadas, é possível perceber os benefícios dessa ferramenta para os pacientes e seus familiares”, disse.
O psicólogo ressalta que, o encontro virtual apresenta resultados positivos, como redução dos níveis de tensão, ansiedade e estresse por parte da família e do internado. Além disso, estimula a recuperação, adesão ao tratamento realizado, diminuindo o tempo de internamento.

“É possível perceber que pacientes que recebem a vídeo chamada durante o internamento se sentem estimulados a se comprometerem com o tratamento oferecido no hospital, realizar as terapias e utilizar os medicamentos, impactando consequentemente, em uma recuperação mais rápida e um tempo de internamento menor”, destacou Gildo Rorato.

Agendamento para o encontro virtual – Todo paciente consciente, internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Geral ou na Unidade Covid, pode interagir por meio de videochamada. Para o encontro virtual acontecer, basta o familiar de referência do paciente agendar a visita com a equipe de psicologia do HRCC, durante o contato diário que o setor realiza com familiares de pacientes internados nesses locais.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital