Hospital Regional Costa do Cacau implanta protocolo de prevenção de queda

 

Os núcleos de Segurança do Paciente (NSP) e de Educação Permanente em Saúde (NEPS) do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, reuniram, na última terça-feira (27), profissionais de equipes multidisciplinares da assistência para a implantação do protocolo de prevenção de queda. Esse dispositivo reúne um conjunto de medidas, com o objetivo de resguardar a integridade física do paciente assistido.

Esse protocolo deve abranger todas as áreas do atendimento hospitalar, desde o ingresso do paciente até a sua saída da unidade. Nele são observadas questões como avaliação médica periódica, observação de uso do calçado, revisão de ocorrências, identificação de possíveis causas de queda, entre outras. Também envolve o processo de educação do paciente e dos profissionais, conforme orientado pelo Ministério da Saúde.

De acordo com a enfermeira Adriana Santos, coordenadora do NSP do HRCC, o protocolo de prevenção de queda faz parte das seis metas de Segurança do Paciente. “Iniciamos a implantação, esta semana, para os coordenadores da instituição que, posteriormente, disseminarão esse procedimento em seus setores de atuação, em parceria com os núcleos de Segurança do Paciente e de Educação Permanente”, disse.

A enfermeira lembrou que abril é o mês “Pela Segurança do Paciente” e durante o período são intensificadas ações para ampliar os cuidados nas práticas de assistência do hospital. “Ressalto que já foram implantados, anteriormente, protocolos de identificação do paciente, higienização das mãos, comunicação eficaz e cirurgia segura”, destacou Adriana Santos.

 

 

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital