Hospital Regional Costa do Cacau capacita médicos intensivistas em ecocardiografia e ultrassonografia na UTI

Médicos intensivistas do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC) participaram do curso básico de ecocardiografia e ultrassonografia na UTI. A formação contou com 20 participantes e aconteceu no último final de semana setembro deste ano, 27 e 28 de outubro. A carga horária foi de 16 horas, com abordagens teórica e prática.

A atividade foi coordenada por Almir Gonçalves, cardiologista e coordenador da UTI 3, através do Núcleo de Educação Permanente em Saúde do HRCC. “Capacitar nossa equipe, estabelecer nossos protocolos assistenciais é muito importante. Movimentos como este servem para darmos um passo a cada dia e encurtar nossa distância em relação aos grandes centros”, avaliou o médico. Para Almir Gonçalves, o curso serviu de estímulo à educação continuada no Hospital Regional Costa do Cacau.

De acordo com um dos formadores do curso, o cardiologista e ecocardiografista itabunense Dalton Barros, que atua na área médica no estado de São Paulo, o uso da ultrassonografia e da ecocardiografia é uma prática usada internacionalmente pelo médico emergencista intensivista.

“Existem condições em que os pacientes chegam à emergência e à UTI onde o uso do ultrassom possibilita o médico realizar um diagnóstico rápido, em menos de dois minutos, numa situação que precisa de uma intervenção, um tratamento. Se você capacita o médico da emergência e da UTI para fazer esse diagnóstico rapidamente, ele conseguirá tratar o paciente muito mais precocemente, melhorando a eficiência, principalmente no cuidado dos mais graves”, declarou Dalton Barros.

José Antônio Sousa, presidente do IBDAH, organização social gerente da unidade, destacou a importância do evento: “a capacitação foi um momento excelente para atualizar a equipe, o que reflete de maneira positiva na assistência aos usuários do SUS”. E assegurou “continuaremos promovendo treinamentos para oferecer o que há de melhor aos nossos pacientes”.

Médicos formadores do curso – Almir Gonçalves, cardiologista, ecocardiografista e intensivista, coordenador da UTI 3 do HRCC; Roland Lavigne, ultrassonografista e intensivista do HRCC; Vinícius Filadelfo, ultrassonografista do HRCC; Dalton Barros, intensivista, cardiologista, ecocardiografista da Associação de Medicina Intensivista Brasileira (AMIB) e integrante dos corpos médicos do Hospital das Clínicas e do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital