Hospital Monte Serrat destaca importância do serviço de radiologia em período de Covid-19

O Hospital e Maternidade Municipal Nossa Senhora do Monte Serrat tem investido na continuidade de um atendimento de qualidade aos usuários dos serviços de saúde através de um trabalho pautado numa equipe multidisciplinar com foco nas necessidades individuais dos pacientes.

Um serviço que tem tido destaque no HMS é o de radiologia – serviço especializado que trabalha com tecnologia e maquinário de ponta. Esse serviço é extremamente complexo em virtude das atividades desenvolvidas e dos exames realizados. E contribui para maior resolutividade diagnóstica de patologias clínicas e cirúrgicas, sendo um recurso cada vez mais utilizado.

A equipe de radiologia trabalha de forma integrada para atender às necessidades dos pacientes que precisam do atendimento. É um sistema articulado no qual o setor executa sua atividade de comunicação com os demais. Essa postura faz com que muitos procedimentos e exames sejam executados com precisão e satisfação por parte dos pacientes.

Gustavo Salvadori, 30 anos, trabalha na área de radiologia há 10 anos e é da opinião de que “se deve olhar para o paciente e não apenas para a doença e exames”. “Já trabalhei em vários hospitais da região. Hoje trabalho no Hospital Monte Serrat, com a administração do IBDAH. Para mim, o setor é de extrema importância, em especial neste momento que estamos vivendo, a pandemia do coronavírus. As imagens radiológicas são cruciais para verificar o quadro clínico do paciente, pois esse vírus atinge os pulmões. Contudo, precisamos continuar com o olhar voltado para o paciente” relata Gustavo.

Salvadori destaca que o serviço de radiologia realiza exames de raio X e tomografia para avaliação do Covid-19. A equipe trabalha de acordo com a conduta médica, solicitada pelos especialistas de plantão.

“Acredito eu que a radiologia médica é uma chave essencial nessa luta contra o Covid-19. O instrumento é o mais rápido para detectar o vírus” destaca Salvadori. E recorda que “todos nós, profissionais na radiologia estamos preparados para essa função. Estamos na

linha de frente, mas aqui no hospital temos todas as ferramentas ofertadas pela direção do IBDAH, como treinamentos e EPI´s. Assim, ficamos protegidos e protegemos os pacientes. Estamos aqui preparados e dispostos a ajudar todos que precisarem. Que Deus abençoe todos nós e todos que chegam em busca de nossa ajuda. Uma frase que sempre levo comigo: Deus não demora, Ele capricha, então vamos nos cuidar e ter fé”.

Fernando Schoti, técnico e tecnólogo em radiologia, afirma que o diagnóstico por imagem são os olhos da medicina e que, em período de Covid-19, o diagnóstico preciso da tomografia é essencial. “O vírus tem como alvo o sistema respiratório e imagens de tomografia do tórax (pulmões) desempenham um papel importante. Por isso, o exame de imagem tem sido essencial. Como profissional da radiologia, sinto uma enorme satisfação de saber que minha profissão tem ajudado pessoas a serem diagnosticadas precocemente. Tendo tempo hábil e condições adequadas de se tratarem e, assim, estar de volta com saúde em suas famílias” relata Schoti.

Radiologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento através da utilização de imagens obtidas usando radiação ionizante (radiografia, tomografia computadorizada, mamografia) e ultrassom.

O Serviço tem como missão dar resposta hospitalar aos exames de diagnóstico. Promovem-se também as boas práticas no âmbito da requisição de exames que utilizam radiações ionizantes, apostando na qualidade e aferimento de diagnóstico dos exames realizados no serviço.

Desenvolve a sua atividade tendo como valores: prestação de serviço público de qualidade; manutenção de equipa coesa e polivalente; preservação da cultura hospitalar na área de diagnóstico; promoção da segurança, nomeadamente na área de radioproteção; exigência de rigor e competência; organização e liderança partilhadas, entre outros.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital