Hospital Manoel Victorino promove Projeto Letra e Melodia e humaniza ainda mais a assistência

O Hospital Manoel Victorino (HMV), através da equipe do Serviço Social, está realizando o projeto Letra e Melodia.

O projeto de intervenção musical é inovador, com a perspectiva de humanizar ainda mais as ações e cuidados de saúde, e conta com execução de músicas, realização de dinâmicas, ações lúdicas, com um diálogo baseado no tema proposto.

A assistente social Anaide Mota sinaliza que trabalhar com a música e trazê-la para a vida das pessoas pode produzir efeitos terapêuticos fantásticos.

“O projeto Letra e Melodia tem como finalidade estabelecer maior contato entre os acompanhantes e profissionais por meio de vivências musicais, de modo a se construir um melhor relacionamento pessoal e um ambiente harmonioso, motivador e menos estressante, facilitando assim a comunicação e intervenção dos profissionais, em relação ao autocuidado, cuidado com o outro, contribuindo para o fortalecimento de laços pessoais e familiares”, revela.

Anaide Mota destaca ainda que “a ação da música, sua intermediação nas inter-relações dos acompanhantes, pacientes e profissionais, pode gerar benefícios para a qualidade de vida e saúde, bem como, elevar as possibilidades de se estabelecer relações de qualidade no hospital, desenvolvendo um ambiente mais humanizado”.

O projeto acontece no auditório da unidade a cada 15 dias, com duração de 2 horas, e tem a participação das assistentes sociais, acompanhantes dos pacientes internados e apoio da equipe de humanização.

Maria Santana está acompanhando seu pai de 72 anos, Maurício Santana, que realizou uma cirurgia de fêmur. Ela ficou impressionada com o projeto.

“Que lindo participar desse momento, fiquei emocionada e em paz. A música me fez lembrar bons momentos e me deu um ‘gás’, para continuar firme e cuidando do meu paizinho”, disse.

Ana Lúcia Santos também revelou a satisfação com o projeto. “Estou com minha mãe, Gerusa Santos, há 10 dias aqui no Hospital Manoel Victorino. Desde que chegamos, o atendimento tem sido excelente. Ontem fui convidada para ir ao auditório e fiquei impressionada com a ação. Eu e os demais acompanhantes saímos renovados”.

O projeto Letra e Melodia tem como instrumento de trabalho a música e objetiva atentar para os aspectos da construção pessoal e social que este instrumento assume na vida dos indivíduos, na medida que adquire um significado para cada pessoa, articulando experiências de vida, vivências, emoções e sentimentos.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital