Hospital Manoel Victorino promove ações lúdicas no Dia Nacional contra Infecção Hospitalar

 

A direção do Hospital Manoel Victorino, através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), com o engajamento de todos os setores da unidade hospitalar, promoveu nos dias 14 e 15 de maio, paródias, ações educativas de Controle à Infecção Hospitalar, com o objetivo de aumentar a consciência sobre o problema representado pelas infecções hospitalares e a necessidade de seu controle.
A Enfermeira da CCIH, Maíra Andrade, informou que a paródia e ações desenvolvidas em dois dias foi uma maneira de reforçar aos profissionais, pacientes e acompanhantes, todas as diretrizes já trabalhadas no hospital para o controle de infecções, e também para lembrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos, comemorado em 5 de maio, como o primeiro desafio global para a segurança do paciente, e o Dia Nacional da Prevenção da Infecção Hospitalar, comemorado em 15 de maio.

“Nosso evento contou com uma programação com nosso grupo em visitas em todas as enfermarias e setores do HMV para sensibilizar sobre a importância da higienização das mãos como a medida mais eficaz no controle das infecções hospitalares. Agradecemos a todos os funcionários do hospital, foram dois dias de muita informação e emoção. Vi o comprometimento dos funcionários do hospital em uma causa tão nobre que é a prevenção de doenças. Ver o olhar dos pacientes e acompanhantes como forma de agradecimento, aplaudindo, não tem preço, minha eterna gratidão”.
Alex Coelho, enfermeiro e membro da CCIH compartilhou também a emoção vivenciada com as ações desenvolvidas no hospital.

“Foi gratificante perceber o empenho de cada colaborador com a divulgação das medidas de prevenção, realmente esse comprometimento de cada um, nos anima a continuar promovendo ações de humanização e prevenção, com certeza esse é nosso maior reconhecimento”.

Gratidão: O aposentado João de Jesus, 72 anos, fraturou o fêmur e está internado na unidade há 5 dias. Ele ficou encantado com a paródia sobre a higienização das mãos. “Achei lindo e fiquei feliz quando vi o grupo caracterizado cantando sobre como prevenir doenças e matar as bactérias ( risos), foi bonito e fiquei com a música gravada na minha cabeça. Adorei a animação e a forma de conscientização dos funcionários ”.
A autônoma, Ana Luíza Santos, estava visitando a cunhada, Mariana Silva. Ela também ficou impressionada com a ação. “Gente que coisa mais linda, estamos impressionados com tudo que presenciamos aqui no hospital, turma alegre, animada, nos orientando como prevenir doenças, os passos de higiene das mãos. Achei fantástico, seria muito bom se outros hospitais, fizessem o mesmo. Parabéns aos organizadores”.

Entenda – A data 15 de maio instituída pela Lei nº 11.723/2.008, tem o objetivo de conscientizar autoridades sanitárias, diretores de hospitais e trabalhadores de saúde sobre a importância do controle das infecções hospitalares. A Infecção Hospitalar é a infecção adquirida após a admissão do paciente na unidade hospitalar e pode se manifestar durante a internação ou após a alta. Pela sua gravidade e aumento do tempo de internação do paciente, é causa importante de morbidade e mortalidade, caracterizando-se como problema de saúde pública.

Prevenção: A forma mais simples e efetiva de evitar a transmissão de infecções em ambiente hospitalar é a higienização de mãos. Pode ser por meio de higienização com água e sabão ou por meio de fricção com álcool gel. Essa recomendação vale tanto para profissionais de saúde quanto para visitantes e também pacientes. A atenção aos cuidados de precaução, sinalizados pela equipe de saúde, também devem ser observados, para se evitar transmissão de doenças e agentes no ambiente hospitalar.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital