A Política de Segurança do Paciente do Hospital Manoel Victorino (HMV) é realizada com a participação de colaboradores, pacientes e familiares e alcançada através de ações educativas, com o objetivo de garantir a segurança de forma sustentável.
Na estrutura organizacional, o HMV conta com o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), responsável pela implementação do Plano de Segurança do Paciente que programou para os dias 15, 16, 17 e 18, ações de forma motivacional e dinâmica sobre os processos de Segurança do Paciente implantados na unidade.
A presidente do NSP, Nilva Correia, sinaliza que as atividades visam capacitar os colaboradores, visitantes e acompanhantes.
“Aqui no hospital nossa atenção com a segurança é diária e agora em abril, mês da Segurança do Paciente, intensificamos nossas ações. Nesta semana as atividades acontecem de forma dinâmica com Roleta Educativa Itinerante: Roleta da Segurança com divisórias Fácil/Difícil contendo perguntas de segurança do paciente conforme as seis metas implantadas no HMV, será premiado com brindes todos aqueles que participarem da dinâmica”.
NilviaCorreira informou ainda que no turno vespertino está ocorrendo a apresentação do bloco musical com paródia educativa e várias plaquinhas personalizadas com as metas alcançadas, como por exemplo: “Nossos pacientes usam as pulseiras de identificação; Nossas prescrições tem o Carimbo de Alergia; Cirurgia mais segura com check list, álcool e sabão de qualidade, mudamos nosso paciente de decúbito, pacientes com grades suspensas, dramatização educativa, entre outros.
As seis metas implantadas no Hospital Manoel Victorino e citadas anteriormente pela presidente do NSP são: Meta 1: Identificação do paciente; Meta 2 : Comunicação Efetiva; Meta 3: Segurança na prescrição, uso e administração de medicamentos; Meta 4: Cirurgia Segura; Meta 5: Higiene das mãos; Meta 6: Reduzir o Risco de Quedas e Lesão Por Pressão.
Importante destacar que a equipe do NSP acompanha de forma contínua os pacientes hospitalizados através de visitas clínicas juntamente com a equipe multiprofissional, a fim de detectar possíveis reações e eventos adversos que estejam ocorrendo ou que venham a ocorrer devido ao uso das tecnologias ou falhas no processo de assistência. São realizadas visitas técnicas de observação aos processos operacionais de trabalho e assistência com análise de conformidades e não conformidades.
As ações do NSP contaram ainda com a participação das equipes de: enfermagem, Educação Permanente, psicologia, serviço social, nutrição, fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia, segurança do trabalho, CCIH, serviço médico, agência transfusional, laboratório, manutenção, coordenação administrativa e diretoria operacional.
Avaliação:
Romário Barbosa, 19 anos, internado no HMV há 8 dias e garante que o atendimento e excelente.”
Fui transferido pra cá pra fazer uma cirurgia, já fiz, estou me recuperando bem, fazendo fisioterapia com as meninas que são gente boa. Hoje a Maria já tirou umas dúvidas e sei fazer alguns movimentos sozinho. Afirmo que tive um ótimo atendimento, tudo muito organizado, sairei daqui satisfeito”.
Romilson dos Santos, 36 anos concorda com a opinião do colega de quarto.
” Realmente esse hosptal é muito bom, equipe atenciosa, cuida dos pacientes. Essa fisioterapeuta Carol mesmo é uma ótima menina, trabalha conversando e orientando os exercícios. As enfermeiras também alegres e mostram que gostam de cuidar de nós pacientes”.