Hospital Manoel Victorino amplia ações com o ‘Minuto Segurança  do Paciente’

 

Profissionais do Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital Manoel Victorino estão desenvolvendo na unidade o Projeto ‘Minuto Segurança do Paciente’, o qual  visa trabalhar a política de  segurança na unidade hospitalar, enfatizando as seis metas  de segurança do paciente, criando barreiras de controle de ocorrência, incidência e evento adverso.

Segundo a presidente do NSP, Nilva Andrade, a ideia do projeto surgiu a partir de reuniões com a equipe do núcleo sobre possíveis estratégias que criassem barreiras para evitar a ocorrência de eventos adversos relacionados ao preparo e administração de medicamentos, assim como, a identificação correta do paciente e ainda sensibilização da equipe multidisciplinar para a multiplicação da cultura da segurança no HMV.

“As ações são desenvolvidas nas unidades de internamento, ambulatório, UTI, centro cirúrgico,  CME, agência transfusional, laboratório, serviço de nutrição e demais setores”, informou.

Nilva sinaliza que as visitas são direcionadas a partir de um check list padronizado de treinamentos in loco com o NSP – HMV como emissão de relatório com a finalidade de registrar e comprovar os indicadores de qualidade , contemplando os colaboradores, membros da equipe disciplinar, pacientes e acompanhantes assistidos no Hospital Manoel Victorino.

A aceitação da proposta do projeto pelos pacientes é positiva, conforme relata alguns pacientes.

O autônomo Josias Damasceno destacou que “estar internado em um hospital que tem profissionais que se preocupam com a nossa segurança, que promove atividades e nos orientam sobre todo nosso tratamento é muito bom. Hoje conheci o projeto ‘Minuto  Segurança do Paciente’ e entendi que eles  tem um cuidado enorme ao administrar as medicações, além de tirar nossas dúvidas, enfim, fiquei muito feliz e saber que estou em um hospital com tantas qualidades”.

Maria Helena Ferreira também fez questão de falar do projeto. “Fiquei surpresa e ao mesmo tempo contente em saber desse cuidado que a equipe tem com a gente, não sabia que existia algo assim. Quando a gente chega em um hospital não tem ideia de como tudo funciona. Parabéns aos funcionários daqui, estou satisfeita de estar realizando meu tratamento aqui, agora mais ainda”.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital