Hospital Manoel Victorino abraça campanha Setembro Amarelo e faz alerta para salvar vidas

Durante este mês, acontece a campanha brasileira de prevenção ao suicídio, mais conhecida como “Setembro Amarelo”, iniciada no Brasil em 2015. O mês foi escolhido para a campanha porque, desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.

Como acontece em todas as campanhas desenvolvidas durante o ano, a direção do Hospital Manoel Victorino, através do Serviço de Psicologia em parceira com a Comissão de Humanização realizou nos dias 17 e 18 de setembro uma ação educativa sobre a Campanha Setembro Amarelo tendo como público alvo os colaboradores da instituição. 

Ana Paula Tavares uma das psicólogas da unidade informou que o evento teve como objetivo promover conscientização sobre a prevenção do suicídio, buscando alertar aos profissionais da unidade a respeito dessa realidade vivenciada no Brasil e no mundo.

“A ideia de falarmos sobre o Setembro Amarelo foi  promover uma ação que abrisse um espaço para debates sobre suicídio e divulgar o tema alertando, bem como conscientizando a população sobre a importância de sua discussão. Durante a ação apresentamos  um vídeo educativo abordando sobre reflexões acerca do tema, suas manifestações psíquicas, importância da rede de apoio e empatia diante do sofrimento psíquico vivenciado pelo indivíduo e foi  disponibilizado um espaço de esclarecimento de dúvidas, caso algum participante tivesse interesse em sanar qu com informações sobre o setembro amarelo”. 

Carla Maiara Santos também psicóloga do HMV reforçou a informação da atenção aos primeiros sinais que podem indicar que a pessoa esta passando por problemas.

“É importante ficarmos atento aos sinais de risco que podem demonstrar fragilidade na saúde mental e que necessitam de cuidados. é preciso ficar atento aos sinais de uma pessoa depressiva, que geralmente se isola, fica agressiva, com insônia, triste e perde o interesse de tudo, mesmo das coisas que mais gosta”.

Após término da ação, foi distribuído folders sobre a Campanha Setembro Amarelo para os profissionais. 

                                                

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital