Hospital Dantas Bião realiza mais uma captação de órgãos

Na sexta – feira, 08, o Hospital Regional Dantas Bião (HRDB), em Alagoinhas, (122km de Salvador), realizou mais uma captação de órgãos.

A doadora, F. O. I,  36 anos, teve o diagnóstico com morte encefálica confirmada e, após, realização de todos os testes comprobatórios determinados pela Legislação Brasileira, e seguidos os requisitos do processo, foram captados: coração para válvula, fígado e rins.

A captação  foi coordenada pelo médico:   Dr. Bernardo Canedo e profissionais da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, (CIHDOTT), do HRDB: Matheus Santiago e  Priscila Salomão.

A técnica de enfermagem, Priscila Salomão, informa que, o paciente com diagnóstico de morte encefálica, é um doador em potencial e após essa confirmação, o diálogo com a família é crucial.

“Para se tornar um doador de órgãos, não é necessário registrar por escrito, mas, é importante informar aos familiares o desejo de ser doador,  por isso, o contato e os esclarecimentos à família são essenciais para que a autorização seja dada e assim realizada a captação. Sabemos que é um momento de dor, respeitamos e buscamos dar o máximo de orientação à família”.

De acordo com dados da Coordenação do Sistema Estadual de Transplantes (Coset), da Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab), o número de pessoas que resistem a autorizar o transplante de órgãos de parentes, na Bahia, ainda é muito alto. De cada 10 famílias baianas, apenas três autorizam o procedimento após o falecimento do parente, enquanto, a fila de quem depende deste procedimento tem crescido nos últimos anos.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital