Hospital Dantas Bião promove treinamento em Urgências Dialíticas

Profissionais de Saúde do Hospital Regional Dantas Bião participaram nesta sexta-feira, 23,  de mais um treinamento. Dessa vez, o tema abordado: Urgências Dialíticas, contou com o palestrante Dr. César Filho, especialista em nefrologia.
A escolha do tema:  Urgências Dialíticas, foi escolhido porque na região existe uma grande incidência e prevalência de pacientes renais crônicos e o tratamento adequado implica num  melhor prognóstico e  sobrevida dos mesmos.

Dr. César Filho garante que esse tipo de encontro é de fundamental importância para garantir educação continuada mas, principalmente, mostrar a necessidade da “abordagem multidisciplinar” do paciente com doença renal.

” Nesse evento, falamos da dificuldade na identificação do paciente com doença renal, salientando a importância do diagnóstico precoce e correto, bem como necessidade de fluxo organizado para minimizar procedimentos desnecessários. Aqui no Hospital Dantas Biao, tivemos, nos últimos dois anos, uma evolução muito grande no manejo do paciente com doença renal. Desde a abordagem inicial da equipe de enfermagem até a avaliação final da nefrologia. Ainda há muito trabalho a ser feito, porém o HRDB não está aquém de nenhum dos melhores e maiores serviços públicos da Bahia”.

O Diretor Técnico do HRDB, George Brito, afirma que os treinamentos realizados para a equipe tem o objetivo de atualizar os profissionais, visando melhorar a qualidade do atendimento aos pacientes assistidos no Dantas Bião.
“Os temas das capacitações  abordados envolvem o dia a dia, e, trazem grande importância para um manejo adequado. Já abordamos Fraturas expostas, hoje abordamos Urgências Dialíticas, iremos abordar também
” Emergência Neurocirúrgica”, “Dor Torácica”, Emergências Pediátricas, entre outros;  todos os temas estão inseridos na rotina do Dantas Bião e  visam um treinamento e uma atualização constante da equipe, com o intuito da melhoria interdisciplinar”.
Brito destacou que o desejo de trazer esse tema, Urgências Dialíticas,  foi  pelo grau de importância, temos uma demanda grande, demanda regional  e há dois anos conseguimos dar uma assistência integral”, concluiu.
No Hospital Dantas Bião, o serviço de Nefrologia organizado há dois anos, coordenado por Dr. César Filho,  funciona integralmente, 24 horas por dia.  Se o paciente apresenta uma urgência dialítica, identificada pela equipe de emergência, o nefrologista é contactado e avalia a necessidade de conduta  imediata!!
A avaliação dos   pacientes na Unidade de Internamento acontece às segundas, quartas e sextas feiras.

Dr. Gilmar Calasans disse que o evento foi importante para a atualização dos conhecimentos da equipe. “Foi muito proveitoso, tirou dúvidas e desconstruiu mitos na urgência e emergência renais; esclarecendo tanto tanto no atendimento do médico, como também os cuidados da enfermagem e nutrição. O IBDAH está de parabéns por desenvolver com a Educação Continuada, temas relevantes no dia a dia hospitalar”.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital