Hospital Dantas Bião promove palestra sobre Ética na Doação de Órgãos: ‘O Que Se Leva Da Vida É O  Amor’.

Em comemoração  ao Setembro Verde, mês que incentiva o debate sobre a doação e o transplante de órgãos, a direção do Hospital Regional Dantas Bião, através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de órgãos e Tecidos para Transplantes, promoveu nesta quarta-feira, 27, uma palestra com o tema: Ética na Doação de Órgãos: ‘O Que Se Leva Da Vida É O  Amor’.

O coordenador da CIHDOTT, Dr. Paulo Moura, esclarece que milhares de pessoas aguardam hoje no País a tão esperada notícia de que um órgão ou tecido que tanto precisam está disponível para transplante. “Uma das principais razões da dificuldade enfrentada pelas milhares de pessoas que aguardam um transplante ainda  é a falta de informação a respeito do assunto.  Precisamos esclarecer a população sobre a importância da doação e como se dá todo o processo, da captação dos órgãos até o transplante”.

O bioquímico Fernando Rocha, que abordou a doação da medula óssea, esclareceu que pessoas de 18 a 54 anos com bom estado de saúde podem doar. “O  processo para a doação de medula óssea é simples, o doador preenche um cadastro de dados pessoais e em seguida é  realizada uma coleta de sangue, de 5 a 10 ml para testes de compatibilidade”.

Rocha informou ainda que “ocorrendo a compatibilidade, o doador é convocado para realizar a segunda amostra de coleta de sangue e realizar exames clínicos para avaliação da punção da medula; as chaces de um doador compatível é uma em cem mil”.

O evento contou ainda com sorteio de brindes e a participação do Sr. Benigmo Bispo dos Santos de  95 anos, que percorreu com a equipe da assistência, as enfermarias da unidade, tocando saxofone e alegrando o dia de pacientes.

Segundo o Ministério da Saúde, que coordena o Sistema Brasileiro de Transplantes, há mais de mil equipes preparadas para realizar cirurgias distribuídas pelo Brasil e 400 unidades prontas para atuarem nessa área. Santa Catarina possui o melhor índice de captações de órgãos no Brasil e o Hospital Municipal São José é um dos três hospitais que mais capta no estado.

Equipe CIHDOTT do HRDB: Dr. Paulo Roberto Alves, Lashime de Andrade Souza e Priscila F. Salomão.

Entenda- Os transplantes de órgãos e tecidos humanos estão regularizados pela Lei nº 9.434 de 1.997, com as alterações trazidas pela Lei nº 10.211 de 2.001, sendo que na atualidade, constituem uma das mais notáveis conquistas científicas, vez que é uma técnica que salva vidas e restaura a saúde das pessoas, assegurando o direito fundamental à vida.

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital