Hospital Costa do Cacau realiza primeiro implante de marcapasso CDIR em paciente

Na última quinta-feira (13), no Centro Cirúrgico do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), Francisco Luiz da Costa de Jesus recebeu o primeiro implante de marcapasso definitivo, do tipo Cardioversor/Desfibrilador Ressincronizador (CDIR), da unidade. O aparelho implantado, organiza os batimentos cardíacos e serve de desfibrilador, reduzindo os riscos de morte súbita, por parada cardíaca, do paciente.

O procedimento, enquadrado como cirurgia de média e alta complexidade, foi realizado pelo cirurgião cardíaco, Décio Cardoso, transcorrendo da melhor forma possível, sem nenhum tipo de intercorrência. Na ocasião, foram utilizados todos os paramentos e necessidades para implante do aparelho regulador.

O paciente Francisco da Costa estava internado no Hospital Regional Costa do Cacau e passou por diversos exames, até resultar no diagnóstico, para ser encaminhado ao procedimento cirúrgico de implante definitivo do marcapasso. Francisco da Costa encontra-se em recuperação na enfermaria da unidade, acompanhado de sua irmã Aldicéia Costa Santos.

De acordo com Aldicéia, seu irmão tem um bom acompanhamento por parte dos profissionais do hospital. “Ele sempre foi tratado muito bem, gostamos muito do atendimento da equipe inteira, de todos os plantões, porque na minha opinião, o que o paciente precisa, é de carinho, atenção, principalmente dos profissionais, enfermeiras, técnicas, médicos, o que favorece o restabelecimento da saúde, estou muito satisfeita”, confessou.

O presidente do IBDAH, José Antônio Sousa, destaca a importância do avanço no funcionamento do HRCC e enfatiza que a meta é continuar trabalhando muito mais. “O funcionamento do Hospital Regional Costa do Cacau é um grande progresso para a região Sul da Bahia e fazê-lo funcionar em sua totalidade foi um dos compromissos assumidos pelo Governo do Estado, que está investindo bastante na saúde dos baianos. Procedimentos que não eram realizados na região estão sendo oferecidos de forma efetiva na unidade”, informou Sousa.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital