Considerada um problema de saúde pública, a sepse é uma inflamação do organismo em decorrência de uma infecção, que pode levar o paciente à morte. O assunto foi debatido na sexta-feira, 13/9, entre os colaboradores do Hospital Alayde Costa que investe constantemente em segurança do paciente.
A estratégia da ação teve como objetivo sensibilizar os colaboradores da unidade hospitalar acerca da gravidade da Sepse, capacitando-os na identificação rápida da sepse e fornecendo suporte para os profissionais realizarem o tratamento adequado em tempo hábil. A atividade realizada foi também em alusão ao Dia Internacional da Sepse ocorrido em 13 de setembro.
A gerente de enfermagem do HAC, Vanessa Ribeiro, falou da importância da ação e sobre a necessidade, dos profissionais de saúde, estarem atentos aos sintomas da sepse.
“As primeiras horas do atendimento ao paciente são determinantes para o desfecho favorável. Por isso, os profissionais da saúde precisam conhecer a doença, os sintomas e as formas de tratamento”, destacou a enfermeira.
Entenda – A sepse é um conjunto de manifestações graves em todo o organismo produzidas por uma infecção, segundo o ILAS. A sepse era conhecida antigamente como septicemia ou infecção no sangue. Hoje é mais popularmente conhecida como infecção generalizada.
A infecção não está em todos os locais do organismo. Por vezes, pode estar localizada em apenas um órgão, como por exemplo, o pulmão, mas provoca em todo o organismo uma resposta com inflamação numa tentativa de combater o agente da infecção. Essa inflamação pode vir a comprometer o funcionamento de vários dos órgãos do paciente.