Gerência do Hospital Regional Costa do Cacau presta homenagem aos profissionais de enfermagem

 

Nesta quarta-feira, 12 de maio, é comemorado o dia do profissional de enfermagem. Em referência a esta data, a Gerência de Enfermagem do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, endereçou uma carta em homenagem a todos esses trabalhadores, que exercem suas atribuições com profissionalismo e dedicação.

O documento assinado pelo gerente de enfermagem do HRCC, Anderson Franco, traz a seguinte mensagem:

“Mesmo em meio ao cenário atual da pandemia da Covid-19, aproveitamos a oportunidade para homenagear e celebrar a semana de enfermagem.

Provavelmente enquanto este texto está sendo escrito, um contingente imensurável de profissionais está na linha de frente dos serviços de saúde, arriscando suas vidas e as vidas dos seus em benefício da vida de outros.

Não acredito que somos heróis e nem anjos como costumam falar, pois também temos aflições, problemas, adoecemos, perdemos entes queridos e ainda assim, precisamos seguir com a jornada.

Acredito que na verdade somos altruístas, pois ser enfermagem nos tempos de hoje é se doar a confortar a dor daquele que nem se conhece, travar guerras contra seres invisíveis que podem sem querer nos acompanhar até em casa, é anular a nossa angústia e consolar o outro, além de ir para o trabalho enquanto a recomendação geral é ficar em casa, simplesmente pelo fato de sermos essenciais, mesmo com medo.

Acho que certo mesmo sempre foi a ‘mãe da enfermagem’ Florence Nightingale, pois enfermagem nada mais é do que arte, a arte do cuidar, e cuidar significa responsabilizar-se pelo outro, responsabilizar-se por aquele que não pode cuidar de si mesmo e nos confia a sua vida, e parando para analisar, somos realmente essenciais, além de sermos, em geral, a categoria com maior contingente de profissionais nas instituições de saúde, somos aqueles que estão sempre de prontidão à espera, somos o maior e o mais prolongado contato dos pacientes, somos a mão que cuida, que traz tranquilidade, proporciona conforto, renova a esperança e promove e protege a vida.

De fato, não temos espada, não temos escudo e ainda não aprendemos voar, mas nosso melhor traje ainda é o nosso saber e nós o utilizamos com maestria a cada plantão.

Expresso aqui a minha imensa gratidão aos profissionais da enfermagem do HRCC, pela dedicação e empenho empregados durante esses 2 anos de mudanças e adaptações, desde o colaborador que está na ponta prestando os cuidados diretos até os líderes que caminham comigo em uma parceria incansável, vocês são admiráveis.

O que posso desejar a nós é que possamos nos manter firmes na busca constante de conhecimento, para fazermos uma enfermagem com responsabilidade e compaixão, que aprendamos a caminhar juntos, mantendo vivo o espírito de equipe, compreendendo também que precisamos ser bons mesmo nas adversidades e que não nos esqueçamos que nossa missão é mais do que nos responsabilizar por um indivíduo é cuidar do amor de alguém.”

O gerente de Enfermagem do HRCC, Anderson Franco, finaliza a carta parafraseando o psiquiatra e psicoterapeuta suíço, Carl Jung, “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana.”

 

 

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital