Um trabalho realizado na rotina do Hospital Regional Costa do Cacau, em Ilhéus, é a orientação sobre o uso adequado dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para diferentes funções das suas equipes de trabalho. Devido ao cenário da pandemia, muitos protocolos foram criados e adaptados para resguardar a segurança sanitária no ambiente hospitalar.
No atual cenário de surto de gripe (H3N2) e o avanço da variante Ômicron da Covid-19, o HRCC atende todas as determinações da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) para assegurar medidas que evitem a disseminação dessas doenças virais. Exigência do esquema vacinal completo, distanciamento correto entre as pessoas, higienização eficaz, entre outras ações são colocadas em prática.
Para reforçar esse conjunto de precauções, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) e a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), realizaram na última quarta-feira (02) uma ampla visita aos setores para reforçar uso dos EPIs.
De acordo com engenheira de Segurança do Trabalho, Bruna Sobral, coordenadora do SESMT, profissionais do seu setor, da Saúde Ocupacional e membros da CIPA se empenharam na ação. “Visitados os setores da Urgência/Emergência, Gripário e UTI’S, abordamos funcionários e orientamos no intuito de intensificar os cuidados quanto a Covid-19 e a H3N2”, explicou.
Raivanci Santos Arrais, presidente da CIPA, lembrou que a segurança no ambiente de trabalho é dever de todos. “Nós, membros da comissão observamos os requisitos das normas e orientamos nossos colegas, porém esse cuidado com a saúde das pessoas deve ser praticado sempre, por todos, e reforçada em situações de pandemia e surtos virais”, destacou.