Equipe do Hospital Regional Dantas Bião realiza captações de órgãos

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Regional Dantas Bião realizou quatro dias de captações de órgãos. A ação aconteceu do dia 10 ao dia 13 de setembro deste ano. No primeiro dia, foi realizada captação de múltiplos órgãos e, nos demais dias, captação de córneas.

As captações ocorreram no bloco cirúrgico da unidade, com o apoio da equipe da Central de Transplantes do Estado. Foram captados válvulas para coração, fígado, rins e córneas.

Monique Carmo, enfermeira da CIHDOTT, informa que o trabalho da Comissão vai muito além da captação de órgãos. “A equipe realiza trabalhos de conscientização e sensibilização para obter um resultado positivo na captação e, principalmente transmitir aos familiares que o ato da doação vai muito além de salvar vidas” explica ela. E ressalta que “é uma atitude que muda o quadro de uma família inteira que vive a angústia da espera e a expectativa da mudança. Entendemos que é um momento de dor para a família do doador, por isso conversamos, tiramos dúvidas e agradecemos cada um por esse ato de amor”.

Um Gesto Nobre:
Por mais que esse tema seja falado nas famílias ou nas rodas de amizade, decidir sobre doação de órgãos é algo que cabe exclusivamente aos familiares. O que, necessariamente, ocorre no momento mais difícil: durante o luto pela perda do ente querido. Por isso é importante que a equipe esteja preparada para conversar com os familiares, e, principalmente, esclarecer todas as dúvidas sobre a doação.
Equipe da CIHDOTT do Hospital Regional Dantas Bião: Monique Carmo, Telma Santos e Natália Figueredo.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital