Equipe do Hospital Dantas Bião recebe treinamento sobre hemovigilância

 

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem do Hospital Regional Dantas Bião, em Alagoinhas, participaram nesta terça-feira 7,  de mais um treinamento, desta vez o assunto abordado foi hemovigilância –  um sistema de avaliação e alerta, organizado com o objetivo de recolher e avaliar informações sobre os efeitos indesejáveis e/ou inesperados da utilização de hemocomponentes a fim de prevenir o aparecimento ou recorrência desses efeitos.

O responsável pelo treinamento, o médico, Alfredo Boa Sorte, destaca que a capacitação é importante na conscientização, aprendizagem do ato transfusional em si, além de conhecer todo o ciclo do sangue.

“Existe todo um processo, desde a captação do doador, até o ato transfusional, e depois, temos a hemovigilância, que é o acompanhamento desse receptor por um período de pelo menos 24 h”.

A gerente de Enfermagem da unidade, Karla Rabelo, destaca que o treinamemto teve como finalidade aumentar a segurança transfusional com o objetivo de melhorar a qualidade dos produtos e processos em hemoterapia e o aumento da segurança do paciente.

“Precisamos ficar atentos  que o reconhecimento, a notificação das reações transfusionais, a investigação e o tratamento contribuem para que os serviços hemoterápicos identifiquem os pontos críticos do processo hemoterápico, visando melhorar a qualidade dos produtos e a indicação do uso do sangue e componentes”.

O treinamento buscou também analisar a conformidade da prática da equipe de enfermagem na terapia transfusional e sua participação nas ações de hemovigilância que tem o objetivo de recolher e avaliar informações sobre os efeitos indesejáveis e/ou inesperados da utilização de hemocomponentes, a fim de, prevenir o aparecimento ou recorrência desses efeitos.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2023 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.
Wcriarte | Criação de sites, sistemas e marketing digital