Equipe da UPA San Martin desenvolve atividades destacando Novembro Azul

Assim como o “Outubro Rosa” foca na prevenção do câncer de mama, no mês de novembro foi instituída a “Campanha Novembro Azul” para conscientizar também os homens sobre a importância de se cuidarem com exames periódicos da próstata, em prevenção ao câncer de próstata, que pode ser evitado.

Durante essa semana, 19 a 23, os profissionais da Unidade de Pronto Atendimento de San Martin estão desenvolvendo atividades sobre a Campanha Novembro Azul, para lembrar que o câncer de próstata, mais comum entre os homens, é a causa de morte de 28,6% da população masculina que desenvolve neoplasias malignas.

No Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são: dor óssea; dores ao urinar; vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

As orientações sobre prevenção,diagnóstico e tratamento foram dadas pela coordenadora de enfermagem Jana Ferraz, enfermeira Suhelen Passos e assistente social Márcia Bispo. Pacientes, acompanhantes e funcionários da UPA receberam também lacinhos azuis para chamar a atenção sobre a importância da campanha.

Prevenção e tratamento

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce. Mesmo na ausência de sintomas, homens a partir dos 45 anos com fatores de risco, ou 50 anos sem estes fatores, devem ir ao urologista para conversar sobre o exame de toque retal, que permite ao médico avaliar alterações da glândula, como endurecimento e presença de nódulos suspeitos, e sobre o exame de sangue PSA (antígeno prostático específico). Cerca de 20% dos pacientes com câncer de próstata são diagnosticados somente pela alteração no toque retal. Outros exames poderão ser solicitados se houver suspeita de câncer de próstata, como as biópsias, que retiram fragmentos da próstata para análise, guiadas pelo ultrassom transretal.

Galeria de Fotos

Share Button
Onde nos encontrar?

Av. Luís Tarquínio Pontes, n° 2576 Edifício Vilas Business, Sala 503, Bairro: Buraquinho, Lauro de Freitas-Bahia, CEP: 42.709-190

E-MAIL: 

institucional@ibdah.org.br

Horário de atendimento

De Segunda a Sexta: 07h às 17h

Siga-nos

© 2017 ibdah - Instituto Brasileiro de Desenvolvimento da Administração Hospitalar.